Três pontos separam o Atlético da área de respiro que o tira a zona do rebaixamento. A situação é otimista olhando apenas a diferença entre o Furacão, com 28 pontos, Cruzeiro com 31 e Ceará com 32. Estes clubes formam um triângulo de interesses e encontros que pode definir o futuro atleticano na Série A do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

Mas para não deixar seu torcedor em prantos ao final da competição, o time precisa fazer um caminho diferente do que fez nas últimas cinco rodadas, quando obteve apenas uma vitória. O resultado positivo foi contra o Internacional, na Arena da Baixada, dia 2 de outubro.

Se em campo o time não corresponde ao esperado, levando o torcedor ao desespero, na matemática, o Atlético está melhor que sua dupla concorrente. Na tabela geral, é o 18.º, mas ainda que aos trancos e barrancos, tem campanha melhor que o Ceará e o Cruzeiro, que são dois concorrentes mais que diretos. Na lista ainda precisa deixar para trás o Atlético-MG, com 30 pontos e se manter distante de Avaí e América-MG que estão em situação ainda mais desesperadora.

Mas o foco principal é nos times mineiro e cearense e que trazem um alento até aqui. Os dois têm os piores desempenhos no returno. Enquanto o Furacão somou 10 pontos, a Raposa só conseguiu quatro e o Ceará sete – com 12% e 21% de aproveitamento, respectivamente.

continua após a publicidade

Os dois ainda cruzarão o caminho do Furacão, que pode tirar proveito destes confrontos. O Ceará é adversário do próximo domingo, na Arena da Baixada, o Cruzeiro recebe o Rubro-Negro, na 36.ª rodada.

Em 11 partidas do segundo turno, o Cruzeiro ainda não conseguiu uma vitória sequer, são quatro empates e sete derrotas e se continuar com este desempenho pode ser o próximo a figurar entre os quatro piores, tamanha derrocada nos últimos jogos. O clube nordestino também tem os mesmos quatro empates, mas conseguiu vencer ao menos um dos confrontos. Já o Atlético venceu duas de suas partidas, empatou quatro e perdeu cinco.

continua após a publicidade

Nesta reta final do Brasileirão, fazendo sua parte, o Furacão pode ainda ser beneficiado pela dupla que pretende alcançar em número de pontos. O time da Raposa também vai encarar o Ceará, além disso, ainda terá confrontos com Atlético-MG, sem contar o jogo com o Avaí, outro ameaçado, e que também tem confronto com os cearenses. Por sinal, o Avaí é também um time para manter em foco. Hoje a vantagem do Atlético para o time de Florianópolis é de apenas dois pontos.