Foto: Valquir Aureliano

Como ainda faltam seis rodadas, Ney Franco diz que é possível conquistar uma vaga para a principal competição do continente.

continua após a publicidade

Há sete rodadas (25.ª do Brasileirão), o Atlético perdia para o Fluminense, no Rio de Janeiro, e voltava a freqüentar a zona de rebaixamento. Naquele momento, parecia que o Furacão teria uma seqüência de campeonato sofrível, lutando a cada jogo para não ter que encarar a Série B em 2008.

Mas o reencontro com a Arena fez muito bem ao clube que, desde a chegada de Ney Franco, vinha alternando bons e maus momentos. Com o apoio incondicional da torcida, ocorreu a reviravolta rubro-negra e os resultaram apareceram. De lá pra cá, o time obteve, em sete jogos, cinco vitórias e um empate e, principalmente, ganhou confiança. O salto na tabela aliado aos resultados favoráveis livraram o Furacão da zona de descenso e criaram a expectativa de disputar vaga a copas internacionais.

A ascensão atleticana reflete na classificação do returno do Brasileirão. O time paranaense somou 23 pontos e, ao lado de Náutico e Grêmio, divide a 4.ª posição, atrás apenas de São Paulo (27), Santos (25) e Palmeiras (24), times que estão no topo e brigam pela Libertadores.

Sonho?

Os resultados positivos mudaram a prioridade do Atlético no decorrer do Brasileiro. Ainda há uma pequena chance de descenso, porém, agora, a palavra fundamental é acreditar. Acreditar que a vaga à Sul-Americana já é uma realidade e que a Libertadores ainda é um sonho possível.

continua após a publicidade

De acordo com o treinador Ney Franco, o Atlético está numa situação intermediária e os dois jogos seguintes serão determinantes para a ambição rubro-negra neste ano. Os adversários são Cruzeiroe Grêmio, coincidentemente times que brigam também entre si por vaga à Libertadores. ?Se tivermos duas vitórias, nos aproximamos do bloco que briga pela Libertadores. E há o confronto direto entre eles (Cruzeiro e Grêmio). Por isso não vejo nada de impossível, pois nossa equipe está crescendo e ainda faltam seis rodadas?, explicou o comandante atleticano, esbanjando otimismo.

As duas vitórias na seqüência garantem o Furacão na Sul-Americana ? calendário internacional para o clube no próximo ano.

continua após a publicidade