O Atlético revive hoje as emoções do dia 23 de dezembro de 2001. Pela primeira vez após a conquista do campeonato brasileiro daquele ano, o Rubro-Negro volta a pisar no gramado do Estádio Anacleto Campanella para enfrentar o São Caetano, local que consagrou a fase moderna do clube. Agora, em situação adversa, o Furacão tenta a primeira vitória fora de casa e o equilíbrio para continuar almejando os primeiros lugares na competição. A partida está programada para as 16h, em São Caetano do Sul.
Sem Capone (suspenso), Rogério Correia (em recuperação médica), Kléberson (vetado devido a uma amigdalite) e Adriano (sem contrato), a equipe do técnico Osvaldo Alvarez aposta no bom momento do time para repetir o desempenho apresentado na Arena também em terreno inimigo. “A nossa meta é repetir as atuações que temos feito em casa. A gente tem tido um aproveitamento muito bom em casa, não só em resultado, como em comportamento. É esse comportamento que nós queremos fora”, aponta a O Estado o técnico Osvaldo Alvarez.
Para tanto, Vadão quer que o time mantenha a aplicação tática e a determinação e não dê espaço para o São Caetano trabalhar a bola. “Contra o Corinthians, por exemplo, a aplicação tática foi um negócio impressionante os 90 minutos, nas jogadas aéreas a gente foi praticamente imbatível, então é manter essa mesma performance dos jogos em casa”, garante o treinador atleticano.
Para ele, o time até jogou bem em algumas partidas fora de casa, mas não venceu e isso está pesando na pontuação do time neste Brasileirão. “Se a gente tivesse vencido pelo menos uma partida fora de casa a gente estaria numa situação privilegiada. O mais importante é a gente manter essa regularidade que tem feito em casa e ter esse comportamento fora também”, destaca.
Desfalques
Já não bastassem a suspensão de Capone pelo terceiro cartão amarelo, Rogério Correia operado e Adriano sem contrato, o técnico Vadão ainda perdeu o meia Kléberson devido a uma forte gripe pela manhã e à noite ficou também sem o lateral-direito Alessandro. O jogador foi expulso no Atletiba e pegou dois jogos de gancho do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), um já cumprido. Com isso, David entra na lateral e Rodriguinho ganha nova oportunidade na meia. No mesmo julgamento, Vadão pegou 30 dias por atitude inconveniente e o preparador físico Solivan Dalla Vale 40 dias por ter invadido o campo. Ambos também no clássico do Couto Pereira.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Anacleto Campanella (São Caetano do Sul)
Horário: 16 horas
Arbitragem: Wagner Tardelli de Azevedo (Fifa-RJ), auxiliado por Arsiteu Leonardo Tavarez (Fifa-RJ) e Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ)
SÃO CAETANO:
Luiz; Tiago, Gustavo, Serginho e Marlon; Mineiro, Marco Aurélio, Fábio Santos, Matheus e Capixaba; Adhemar. Técnico: Mário SérgioATLÉTICO:
Diego; Alessandro, Ígor, Juliano e Ivan; Leomar, Luciano Santos, Rodriguinho e Jádson; Ilan e Dagoberto. Técnico: Osvaldo AlvarezClube inglês já faz proposta para levar Ilan
A presença na Copa das Confederações e os três gols marcados diante do Corinthians no domingo já garantem uma projeção na Europa a Ilan, atacante do Atlético e artilheiro do campeonato brasileiro. O jogador do Rubro-Negro se junta ao pentacampeão Kléberson e já é um dos nomes de brasileiros mais lembrados para reforçar algumas equipes do futebol do Velho Mundo, principalmente os da Inglaterra. Apesar de não haver a confirmação, o clube mais interessado em ter o jogador do Furacão é o Arsenal.
De acordo com o sítio inglês Planetfootball o jogador, inclusive, já estaria conversando com um clube inglês para se transferir ainda este mês. Como a temporada européia está começando, os negócios estão esquentando e muitas transferências acontecendo. “Se eles fizerem uma proposta que seja boa para o clube e para mim eu irei conversar com eles”, disse Ilan aos ingleses. O jogador só não soube responder qual seria a equipe porque ele ainda estaria esperando pelas negociações caminharem para tomar conhecimento de quem está interessado em seu futebol.
Como a intenção do artilheiro rubro-negro é jogar num clube de primeira linha, as especulações recaíram sobre o Arsenal. O clube inglês está precisando de atacantes para substituir o nigeriano Kanu e o holandês Dennis Bergkamp. Para o sítio inglês, o Atlético facilitaria a negociação porque está precisando de dinheiro para terminar seu estádio. A expectativa de que o negócio possa sair cresceu com a informação do embarque do presidente Mário Celso Petraglia para a Europa após as eleições na CBF. Informações de bastidores dão conta de que ele possa ir conversar com alguns clubes para tratar das vendas de Kléberson e do próprio Ilan para o futebol europeu, além de tentar a renovação de contrato do meia Adriano.
Azulão promete vingança da final
O São Caetano tenta se manter entre os primeiros colocados do brasileiro, ao receber às 16h, o Atlético-PR, pela 17.ª rodada. O time soma 25 pontos, e ocupa o sétimo lugar. Além disso, é mais uma chance de vingança, uma vez que ainda está bem claro na memória da torcida a perda do título da temporada de 2001, em pleno Estádio Anacleto Campanella.
O São Caetano tem quatro jogadores suspensos com três cartões amarelos: o goleiro Sílvio Luiz, o volante Ramalho, o meia Marcelo Mattos e o atacante Marcinho. Mas terá o retorno de dois jogadores que estavam suspensos: o zagueiro Dininho e o volante Marco Aurélio. Embora não confirme, o treinador deve manter o esquema 3-5-2.
A entrada do goleiro Luiz, ex-Mirassol, está confirmada. Será sua estréia em jogos oficiais do clube.