Foto: Valquir Aureliano

Meia defendeu a seleção colombiana pelas eliminatórias contra Brasil e Bolívia e, se tiver tudo certo, joga ao lado de Marcelo Ramos no ataque.

continua após a publicidade

A grande notícia para a torcida atleticana é o retorno do meia-atacante David Ferreira. A chegada dele em Curitiba estava prevista para a noite de ontem e o jogador deve treinar hoje com o restante do elenco no CT do Caju. Assim, Ferreira formará dupla de ataque com Marcelo Ramos, diante do América-RN, no domingo.

Ney Franco já havia confirmado que o baixinho seria titular caso apresentasse condições de jogo, após ter servido a seleção colombiana contra Brasil e Bolívia, nesta semana. Ferreira atuou nas duas partidas e, aparentemente, não sofreu nenhuma pancada que lhe tirasse do compromisso de domingo. ?Vamos aguardar a apresentação dele na sexta-feira. Vamos ver como ele está na parte física para analisarmos se tem condições de ser utilizado?, afirmou o treinador.

Dúvida

Viáfara foi o desfalque durante o treinamento realizado ontem à tarde no CT do Caju. O colombiano sentiu dores na coxa e foi poupado. Hoje ele fará testes de campo para saber se terá condições de atuar contra o América. De acordo com o médico Paulo Brofmann, o goleiro já vinha reclamando de dores, porém o exame de ressonância não apontou nenhum trauma. Assim, Viáfara virou a grande dúvida atleticana. Se for vetado, Ney Franco terá que escalar o goleiro Vinícius, que fará a sua estréia no Brasileirão.

Nas demais posições, o time já está definido e a única alteração em relação ao time  que empatou com o Juventude é a saída de Dinei para o retorno de Ferreira.

continua após a publicidade

Netinho ganha confiança de Ney Franco

Foto: Valquir Aureliano

Antes era apenas mais um, agora Netinho é o armador da equipe rubro-negra.

Netinho enfrentou a desconfiança dos treinadores e aos poucos foi conseguindo espaço dentro do Rubro-Negro. Atualmente, ele é o articulador do time e deixou no banco de reservas o experiente Ramon, que não atravessa uma boa fase técnica. Nessa reta final de Brasileirão, o atleta comemora a oportunidade de ser titular e afirma que tem trabalhado muito para manter essa condição. Lamenta a falta de gols e que isso tem causado certa ansiedade. ?Tenho que ter um rendimento bom. Há jogadores de qualidade no elenco e não posso vacilar. Um gol poderia dar mais tranqüilidade para desenvolver um trabalho melhor?, relatou. Mesmo assim, Netinho entende que tem muito a render e que ainda não fez a sua melhor apresentação pelo Furacão.

continua após a publicidade

O jogador de 23 anos chegou ao Atlético em 2005 e, no ano passado, foi emprestado ao Náutico (PE) para a disputa da Série B. Lá transformou-se no principal jogador da equipe e ajudou o alvirrubro a subir à divisão de elite do Brasileirão. Com todo o cartaz, Netinho retornou ao Atlético, mas não conseguiu se firmar. Entrava de vez em quando e nunca conseguia ter uma seqüência de jogos. Atuou com Vadão e Antônio Lopes, mas somente com a chegada de Ramon, na metade deste ano, é que o jovem passou a se destacar nos treinamentos.

Como não conseguia demonstrar o bom futebol dos tempos do Vasco, Ramon perdeu a posição para Netinho, que já estava entrando no decorrer dos jogos e pedia uma oportunidade. Ela apareceu diante do Palmeiras e o jovem não a desperdiçou. Contra o Verdão, Netinho teve atuação destacada e marcou seu primeiro gol na Arena. De lá pra cá não saiu mais do time. No entanto, suas atuações também tornaram-se inconstantes.

Motivação

Netinho atribui a melhora no seu desempenho a dois fatores: continuidade e troca de técnico. ?Agora estou tendo uma seqüência de jogos e me dedicando bastante nos treinamentos. Procuro armar o jogo e ajudar na marcação. Ney Franco foi importante para o time, pois desde a sua chegada o rendimento melhorou muito?, afirmou.

Assim como outros jogadores jovens, o meia-armador também sonha em mostrar seu futebol na Europa. Esse caminho pode começar a ser trilhado no jogo de domingo, diante do América-RN, pois o técnico do Vitória de Guimarães (Portugal) estará na Arena para observar atletas do Furacão. Netinho conversou rapidamente sobre essa possibilidade de jogar fora e sobre sua atual fase.

Paraná-Online – A presença de olheiros internacionais no jogo de domingo dá mais motivação?

Netinho – Motiva qualquer jogador. Todos querem jogar fora, buscar independência financeira. Então é hora de mostrar algo mais. Portugal é um grande centro do futebol mundial.

Paraná-Online – Em sua avaliação, você pode render ainda mais?

Netinho – Ainda não rendi o que eu e a torcida esperam. Ano passado estive muito bem e no Atlético ainda não fiz uma partida tão boa quanto no Náutico. Tenho que treinar bastante. Não estou satisfeito com minhas atuações, mas sei que estou ajudando o grupo de alguma forma. Vou procurar melhorar ainda mais.