Toda a ajuda é bem-vinda na atual fase do Furacão, que ocupa hoje a antepenúltima colocação do campeonato. Assim, para escolher os onze titulares e sete suplentes para enfrentar o Internacional, no domingo, o técnico Waldemar Lemos ganhou novas alternativas.

continua após a publicidade

O volante Ticão e o atacante Geílson foram reintegrados ao grupo principal. Além deles, Nei, Alberto, Wallyson e Rodrigo “Rengo” Diaz estão treinando normalmente em busca de ritmo de jogo.

Raul também está à disposição em busca da titularidade na lateral-direita. A única ausência é o meia Netinho, que permanece em tratamento. Dois juniores também estão sendo observados: Jhonatan e Deivid.

A baixa para o jogo de domingo é o atacante Rafael Moura. Ele recebeu
o terceiro amarelo e está fora. A dupla do setor defensivo Rafael Santos e Valencia está liberada, após cumprir suspensão automática.

continua após a publicidade

Cobrança

Diante dessas novas alternativas para a montagem do time e da má apresentação do grupo contra o Grêmio, principalmente no início da partida, o treinador falou sobre a possibilidade de mudança no sistema de jogo.

continua após a publicidade

O esquema 3-5-2 não tem funcionado a contento no Furacão, tanto que a defesa é a mais vazada do Brasileirão – 19 gols em 9 partidas. Média superior a dois gols sofridos por jogo. Também é um dos times que menos finaliza e mais erra passes na competição.

As constantes alterações de atletas no sistema defensivo não servem como desculpa para as falhas, conforme explica o capitão Antônio Carlos. “Desde o início do campeonato um dos zagueiros (considerados titulares) não jogou. A mudança é natural num campeonato de tantos jogos. São cartões e lesões. Quem entrar tem que fazer o melhor”, afirmou.

E complementou: “O professor alertou que temos que ter um conjunto e não adianta nada o ataque cobrar da defesa e vice-versa. Hoje temos a defesa mais vazada. Mas não é só a defesa. É o Atlético que está sendo cobrado. Então temos que ter conjunto e melhorar em muitos aspectos”, avaliou.

Mudança

Sobre a mudança no esquema de jogo, Lemos comentou que isso é possível e não está descartada. “Pode ser, se houver oportunidade. No Náutico jogávamos com 5 zagueiros e isso lá dava certo. Quem sabe a gente não teste outras possibilidades. Por isso precisa ter tempo de trabalho, organizar e conhecer os jogadores. Sempre falo, tem que contar com toda calma e paz do mundo para decidirmos bem e colher bom resultado. A próxima partida é muito importante para nós”, finalizou.

Desfalque

Os jogadores Gabriel Pimba, Renan e Raul foram convocados para a seleção brasileira sub-20. Os três devem se apresentar dia 15 no Aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro, para embarcar para a Venezuela. Lá a seleção disputará um torneio, entre 19 e 28 deste mês, que servirá como preparatório para o Mundial da categoria, que ocorre em setembro, no Egito.

Para disputar o torneio os atletas desfalcarão o Atlético em pelo menos cinco jogos: Santo André; Coritiba, Santos, Avaí e Goiás. Os garotos Fransérgio e Marcelo também desfalcarão o grupo principal a partir do dia 14. Eles vão reforçar a equipe júnior do Furacão na disputa da Copa Belo Horizonte.