O Atlético enfrenta o Santos, às 18h30, na Vila Belmiro, em confronto direto por uma vaga na Copa Libertadores. Os paranaenses têm 43 pontos e estão na 5.ª colocação; o adversário, é 7.º.
Apenas um ponto separa as duas equipes, diferença que acarretaria ao Furacão a perda da posição em caso de derrota no litoral paulista. Mesmo um empate já coloca o time de Sérgio Soares em risco, podendo perder posições não só para o adversário de hoje, mas também para Botafogo (43 pontos), Grêmio e Palmeiras – ambos com 42.
Para se manter acima dos concorrentes diretos na tabela, e galgar mais posições, o Rubro-Negro precisa quebrar o tabu de nunca ter vencido o Santos na Vila Belmiro, em jogos pelo Campeonato Brasileiro. Na história dos confrontos entre a dupla, o time paranaense venceu uma única vez na casa do adversário, e foi em partida pela Libertadores, em 2005.
Em jogos passados, o Furacão pode não ter vitórias como visitante, mas os números das duas equipes no returno deste Brasileiro deixam o Furacão com uma boa vantagem.
No final da primeira fase, o Atlético saltou da 7.ª para a 5.ª posição, enquanto os santistas caíram do 3.º para o 7.º posto. O alvinegro praiano tem a pior campanha entre os dez primeiro colocados: 40,74% de aproveitamento. Porém, o Rubro-Negro tem desvantagem em números de gols, com apenas 8 tentos marcados no returno. Os donos da casa já anotaram 16.
Não será fácil para o Atlético encarar o Santos. Mais uma vez, o elenco entra em campo desfalcado. Branquinho retorna ao meio-campo, mas Bruno Mineiro, Vitor e Deivid estão fora da partida – todos contundidos.
Pedreira
Maikon Leite, suspenso, também está fora. Sem muitas opções no ataque, Soares escalou o paraguaio Iván Gonzáles para jogar ao lado de Nieto. No banco, Marcelo e Thiago Santos ficam de sobreaviso.
A partida da Vila Belmiro marca ainda o reencontro de Sérgio Soares com a equipe que enfrentou na final do Campeonato Paulista. Ele quer repetir a ousadia utilizada pelo seu então clube, Santo André, que chegou a assustar os santistas.
“Temos um objetivo, que é buscar uma situação melhor na tabela. O Santo André enfrentou o Santos de e igual para igual e o Atlético vai também”, disse. O treinador quer ainda aproveitar sua experiência no futebol paulista para levar o Furacão à vitória. “Por vir de São Paulo ajuda um pouco”, completou.