Há exatamente dois meses, um empate contra o Cascavel reforçou o período de turbulência passado pelo Atlético na fase inicial do Paranaense 2010. Hoje, contra o mesmo time cascavelense, o Rubro-Negro tem a oportunidade de comprovar que os tempos são outros e o bicampeonato é possível.

continua após a publicidade

Para o confronto das 16h, na Arena, mesmo parte dos personagens são distintos em relação a escalação que anteriormente ficou no 0 a 0 contra a Serpente. O treinador Antônio Lopes foi dispensado, o volante Alex Sandro negociado e o atacante Marcelo se recupera de uma lesão.

Com a chegada do técnico Leandro Niehues, o antigo 4-4-2 foi esquecido e o Atlético voltou a se armar no 3-5-2.

Tática do treinador impulsionada pela volta de Paulo Baier, um esquema para manutenção de Netinho – que agora joga como um segundo volante.

continua após a publicidade

“Em algumas oportunidades ele vai chegar lá na frente para concluir, mas a função dele não é essa”, resumiu o comandante, ao falar da nova atribuição do pupilo.

Netinho, que agora atua na distribuição de bolas a partir da saída pro jogo no setor defensivo, diz que está se adaptando ao novo estilo de jogar futebol.

continua após a publicidade

“Às vezes, tecnicamente posso não fazer uma grande partida. Mas estou me doando integralmente ao time”, ressaltou.

Na linha de frente, ao lado de Bruno Mineiro, o reforço do argentino Javier Toledo ajudou a dar novas características ao Furacão. O sucessor de Marcelo atua como um segundo atacante, mais preocupado com o toque final ao camisa 9 do Atlético ou para quem chegar de trás.

Para também permanecer no ‘Esquema Niehues’, até quem manteve lugar entre os titulares teve que se habituar a uma nova forma de jogar. O volante Chico, por exemplo, passou a ser utilizado como líbero. Trata-se de uma forma de estabilidade ao time, tanto atrás como na frente – já que Netinho, apesar de ajudar na marcação, é um armador de ofício.

Convidado a dar a palavra final sobre as mudanças entre o Atlético de “antes e depois’, o maestro Paulo Baier resumiu: “Acho que agora temos o time um pouco mais pra frente, mais solto, criando chances de gol. Os jogadores estão tentando fazer o que o Leandro está pedindo. Nos últimos jogos a equipe esta atuando bem. Espero que a gente possa manter isso”.