Dono da maior sequência invicta da edição de 2013 do Campeonato Brasileiro – 13 jogos -, o Atlético, depois de perder para o Cruzeiro, fora de casa, no último sábado, vive uma realidade diferente na competição nacional. Contra a Raposa, o time atleticano somou seu terceiro jogo sem vitórias no certame. Antes, sob o comando do técnico Vagner Mancini, o Furacão havia ficado somente dois jogos seguidos sem somar os três pontos. Pior: se não vencer o Flamengo, amanhã, às 19h30, no Maracanã, o Rubro-Negro vai igualar sua pior marca no Brasileirão, quando o jejum de resultados positivos chegou a quatro partidas.
No Campeonato Brasileiro deste ano, a pior sequência do Atlético aconteceu da 5.ª a 8.ª rodada. Nesta série sem vencer, o time atleticano contabilizou as derrotas para o Vitória (3×2) e para o rival Coritiba (1×0), ambos fora de casa, além dos empates contra o Grêmio (1×1) e Corinthians (1×1), na Vila Capanema. Destes confrontos, somente no duelo contra o Timão, dentro de casa, o time atleticano foi comandado pelo técnico Vagner Mancini. Aliás, foi a estreia do treinador no comando da equipe pelo Brasileirão.
Antes da derrota para o Vitória, o Atlético havia conquistado, na rodada anterior, diante da Ponte Preta, sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O resultado positivo diante da Macaca por 4×3, em Campinas, levou o Rubro-Negro para a 12.ª posição na tabela. Depois disso, as quatro partidas que ficou sem vencer no Brasileirão fizeram o Furacão cair para a antepenúltima colocação.
Sob o comando de Vagner Mancini, os números são um pouco melhores. Dos 18 jogos, em duas oportunidades Vagner Mancini teve uma sequência de dois jogos sem vitórias. Aconteceu logo na sua chegada, quando o treinador comandou o Furacão nos empates contra o Paysandu (0x0), pela Copa do Brasil, e diante do Corinthians (1×1), pelo Campeonato Brasileiro. Depois, a série de duas partidas sem vencer aconteceu nos empates contra o Internacional (2×2) e o São Paulo (1×1), ambos fora de casa.
Para não igualar sua maior série sem vitórias no Brasileiro deste ano, Mancini espera que, diante do Flamengo, amanhã, no Maracanã, o Furacão volte a ser a equipe que conseguiu a arrancada na metade do 1.º turno, quando deixou a zona de rebaixamento e chegou a brigar pelo título da primeira parte do Brasileirão.
‘É fundamental que a nossa equipe possa fazer um 2.º turno com a mesma performance do 1.º, vencendo jogos decisivos fora de casa. Viemos de uma derrota única desde a minha chegada e espero que seja a última, e que possamos desempenhar o papel que viemos fazendo em outros jogos’, projetou Vagner Mancini.