O Atlético lançou novamente uma campanha publicitária para retomar a venda dos planos Sócio-Furacão. Afinal, o número de filiados caiu e a Arena atinge hoje o seu menor índice de ocupação em um ano. Em maio do ano passado, 22.149 sócios eram detentores de 23.567 cadeiras no estádio, o que representava 100% de índice de ocupação dos assentos para a torcida rubro-negra. Em julho deste ano e com a capacidade da Arena aumentada graças à conclusão da reta inferior do setor Brasílio Itiberê -que ocorreu em agosto/2009 -, os números recuaram. São 19.040 associados para 20.539 cadeiras.

continua após a publicidade

Essa queda no quadro associativo, porém, não chega a preocupar a diretoria de marketing, já que a margem de inadimplência está dentro dos padrões aceitáveis pelo mercado, segundo explicou o diretor de marketing do Atlético, Paulo César Verardi. “É um índice normal de inadimplência como existe em qualquer outro projeto dessa grandeza que, no máximo, deve chegar a 10%. A nossa chega a 5% em períodos mais críticos. Essa taxa de inadimplência está vinculada a questões sociais e econômicas e você tem que aprender a conviver com isso”, analisou o dirigente. Para ele a existência de inadimplentes, desde que seja uma taxa baixa, também pode ser encarada como ponto positivo porque somente assim é possível gerar uma rotatividade de torcedores no caldeirão atleticano. “Esse índice de inadimplência é que gera alguma reposição, a comercialização de novas cadeiras e chegada de novos associados”, afirmou.

Campanha

A paralisação do Brasileirão, por mais de 40 dias, devido à Copa do Mundo, foi apontada por Verardi como um dos motivos que levou a diminuição do índice de ocupação do estádio. A má campanha da equipe nos últimos campeonatos também deve ter influenciado, porém essa questão não foi admitida pela diretoria. Para recuperar terreno, o departamento de marketing lançou nova campanha publicitária intitulada “Lugar de Atleticano é na Arena!” a qual foi estampada em alguns periódicos na semana passada. “Vamos usar uma campanha agressiva de comunicação, já que existem cadeiras disponíveis no estádio. Também temos que esperar o retorno do Brasileiro, o que gera uma procura maior por parte do associado. Tanto que após a veiculação dos anúncios já houve procura no espaço Sócio-Furacão, o que leva a deduzirmos que, no próximo jogo, já vamos estar com nosso índice de ocupação próximo novamente dos 100%”, afirmou o dirigente.

continua após a publicidade

E a paixão do torcedor atleticano por sua equipe reflete mesmo na ocupação da Arena. Bastou a diretoria contratar jogadores de nível internacional para reforçar o time que a procura pela associação ao clube novamente aumentou. “A chegada de Guerrón e Nieto impulsionou a venda de cadeiras sim”, confirmou a assessoria de imprensa do clube.

Atualmente a Arena comporta 27.800 cadeiras, porém nem todas destinadas aos rubro-negros. Há necessidade de se reservar assentos à torcida visitante, cerca de 3 mil lugares, que não podem ser comercializados no plano Sócio-Furacão. A partir desse saldo que é calculado a taxa de inadimplência dos sócios e a rotatividade que se espera quanto às novas associações. Ressalta-se que das cadeiras não utilizadas pela torcida adversária em dia de jogos, parte delas volta às bilheterias para ser vendida ao torcedor atleticano.

continua após a publicidade

Os interessados em ingressar no quadro associativo do clube podem realizar o processo de cadastro pela internet, através do site oficial do A,tlético (www.atletico paranaense.com). Há também a opção de ir à sede do clube até o estande Sócio-Furacão.