Atitude na altitude

Atlético precisa ser eficiente hoje contra o The Strongest

Precisando de apenas um empate contra o The Strongest para seguir adiante na Libertadores da América, o Atlético joga hoje, às 19h45, no Estádio Hernando Siles, na altitude de 3.660 metros de La Paz, na Bolívia, a sua sobrevivência na competição continental. Ainda sem emplacar uma grande atuação na temporada, o Furacão terá que ser eficiente diante da equipe boliviana para conseguir ser o segundo time classificado para as oitavas de final no torneio. “Este é um momento de superação e a equipe está bem prepara para isso. Vamos buscar fazer um grande jogo”, resumiu o atacante Marcelo.

Para conseguir pelo menos um empate diante do The Strongest, o técnico Miguel Ángel Portugal, que treinou o Bolívar por duas temporadas e deu alguns conselhos para o elenco suportar bem as adversidades de uma partida na altitude de La Paz, deve contar com um importante reforço na defesa. O zagueiro Manoel, recuperado de uma pancada no joelho sofrida na derrota para o Vélez Sarsfield, na Vila Capanema, há duas semanas, se recuperou e deve ser a novidade da zaga atleticana.

Se Manoel realmente reunir condições de jogo e for titular, Cléberson será seu companheiro na zaga atleticana, que se passar em branco contra o The Strongest colocará o Rubro-Negro na próxima fase da Libertadores. Por isso, o setor de contenção atleticano também deverá ser reforçado. Assim, o técnico Miguel Ángel Portugal poderá escalar mais um volante para atuar ao lado de João Paulo e Paulinho Dias. Assim, Deivid pode ganhar a vaga na equipe no lugar de Douglas Coutinho, que foi vetado pelo departamento médico e não viajou com a delegação para a Bolívia.

Porém, se mantiver o esquema tático utilizado nas últimas partidas, inclusive no empate sem gols contra o J. Malucelli, no amistoso que marcou a reabertura da Arena da Baixada, o treinador atleticano deve atuar com, dois volantes, apenas um armador e três atacantes. Com isso, na armação, Mirabaje deverá ser mais uma vez o titular do setor de criação rubro-negro, já que o meio-campo Fran Mérida, expulso no duelo contra o Vélez Sarsfield, está suspenso, e Felipe foi vetado pelo departamento médico. O armador Marcos Guilherme, destaque do Campeonato Paranaense, corre por fora por uma vaga entre os titulares.

Na frente, além dos atacantes Marcelo e Éderson, confirmados entre no time titular que vai enfrentar o The Strongest, o técnico Miguel Ángel Portugal tem outras opções para compor o trio ofensivo atleticano. Os centroavantes Mosquito, Crislan e até mesmo Adriano, que ainda sente a falta de ritmo de jogo, brigam por uma das vagas no ataque rubro-negro para a “decisão” contra o time boliviano, na altitude de La Paz.

Preparação

Para não sentir os efeitos da altitude, o Atlético está em Santa Cruz de la Sierra, na região Leste da Bolívia, desde de a manhã de domingo, e vai para La Paz, na capital boliviana e 3.660 metros acima do nível do mar, somente momentos antes da partida. O técnico Miguel Ángel Portugal, que comandou o Bolívar nos últimos dois anos, deu conselhos para o time e participou diretamente na escolha da programação do Furacão para enfrentar o The Strongest. “Sabemos dos problemas que os times têm para jogar lá, mas o maior problema é psicológico. O mais importante não é a altitude, mas a qualidade dos jogadores para saberem jogar com a velocidade diferente da bola. Eles terão mais dificuldade para controlar, passar e bater na bola”, frisou o treinador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna