Desde a contratação da empresa Kango Brasil, que pertence ao filho do presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, para confeccionar as cadeiras da nova Arena da Baixada, algumas polêmicas em torno desta frente de trabalho no canteiro de obras do estádio atleticano aconteceram nos últimos dois anos. A uma semana de entregar o Joaquim Américo à Fifa, o remodelado caldeirão rubro-negro tem pouco mais de 34 mil assentos instalados e, até a próxima quinta-feira, o ritmo de trabalho nesta frente precisa ser agilizado para que o palco paranaense do Mundial não seja entregue à entidade máxima do futebol mundial inacabado.
Depois de 22 dias da visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, à Arena da Baixada, 7.500 cadeiras foram instaladas no estádio atleticano, totalizando média de 340 assentos colocados por dia. Entretanto, neste período, foi constatado um problema no processo de fabricação das cadeiras por parte da Kango Brasil, que demorou para entregar à CAP S/A o último lote dos assentos.
Também neste período, o diretor de construção do Atlético, Luiz Volpato, declarou que houve a entrega das peças das cadeiras e, para agilizar o processo, a montagem dos assentos iria acontecer no próprio canteiro de obras da Arena da Baixada. Anteontem, após o segundo jogo-teste do Joaquim Américo, liberado para 30 mil pessoas e que recebeu pouco mais de 23 mil torcedores, Volpato garantiu que as pouco mais de 41 mil cadeiras que serão usadas na Copa do Mundo estarão instaladas até a próxima terça-feira. “Temos 34.500 cadeiras colocadas. Todas já estão nas obras e serão finalizadas até o dia 20 de maio”, detalhou Volpato.
Mas para atingir este objetivo, o ritmo nesta frente de trabalho terá que ser acelerado e a média de instalação de 340 assentos por dia registrada nos últimos 22 dias precisa ser melhorada consideravelmente. Com sete mil cadeiras ainda por colocar, a CAP S/A, considerando também o final de semana, terá que colocar mil cadeiras por dia até a próxima quinta-feira, quando as chaves do estádio serão entregues à Fifa.