O Atlético faz hoje, às 21h50, contra o Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, um duelo que pode se tornar histórico. Depois de vencer a partida de ida por 1 x 0, na semana passada, na Vila Capanema, o Furacão precisa apenas de um empate para decidir pela primeira vez a Copa do Brasil. A senha para esse feito inédito é não sofrer gols. Só que o retrospecto conspira contra. Nos 21 duelos realizados fora de casa em 2013, a defesa atleticana só não foi vazada em quatro partidas.
Nestas 21 partidas realizadas longe de Curitiba, entre jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o Atlético sofreu 28 gols (1,33 por partida). O goleiro Weverton não tomou gols somente nos empates por 0 x 0 contra Corinthians e Vasco, pelo Brasileirão, e Paysandu, pela Copa do Brasil, além da vitória por 1 x 0 sobre o Brasil de Pelotas, na 1.ª fase do torneio, no interior do Rio Grande do Sul.
Para calar a estatística, o técnico Vagner Mancini terá praticamente a defesa titular hoje à noite. O desfalque, mais uma vez, fica na conta do lateral-esquerdo Pedro Botelho, que segue recuperando-se de lesão muscular na coxa esquerda. Com isso, o volante Juninho será mantido no time, acumulando a função de reforçar a marcação rubro-negra.
No setor de contenção, o time atleticano também terá uma baixa. Por já ter atuado na Copa do Brasil pela Ponte Preta, o volante Bruno Silva está fora do jogo. Com isso, Deivid será mantido no time atleticano e vai atuar ao lado do volante João Paulo. Já na criação das jogadas, o Furacão vai com o que tem de melhor. Os meio-campistas Everton e Paulo Baier, mesmo com a sequência desgastante de jogos que vêm fazendo, estão confirmados contra o Grêmio.
As dúvidas que ainda pairam na cabeça do técnico Vagner Mancini estão no ataque atleticano. Marcelo não participou da última atividade do time atleticano antes da partida contra o Grêmio, mas viajou a Porto Alegre e é uma das opções para este compromisso. Porém, se o camisa 7 do Furacão retornar ao time, o mistério fica por conta de quem sai.
Responsáveis pelos três últimos gols marcados pelo Atlético, a dupla Éderson e Dellatorre não deve ser repetida diante do Grêmio. Mesmo sentindo uma lesão no tornozelo direito, Dellatorre viajou e está à disposição. Assim, pode sobrar para o atacante Éderson, que mesmo sendo o artilheiro rubro-negro na temporada de 2013, com 20 gols, não tem presença garantida entre os titulares na decisão contra o tricolor gaúcho.