Em jogo decisivo na Arena da Baixada, o Atlético Paranaense garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer por 2 a 0 o Botafogo, adversário direto na briga pelo rebaixamento, nesse domingo, em Curitiba.
O time paranaense chegou aos 47 pontos e matematicamente se livrou da degola. Já para o Botafogo vive situação totalmente oposta. Com a derrota na Arena e a vitória do Fluminense sobre o Vitória, o Botafogo caiu para a 16.ª posição e entrou novamente na zona de rebaixamento, com 44 pontos.
Agora o time carioca, que tem o mesmo número de pontos que o Coritiba e soma um a menos que o Fluminense, só precisa vencer o Palmeiras na última rodada para sobreviver na Série A. Fluminense e Coritiba, que se enfrentam no domingo, e Santo André, também brigam para escapar da degola.
JOGO – O time do Botafogo começou melhor e teve grande chance para sair em vantagem. Logo aos três minutos, Lúcio Flávio cobrou escanteio e o zagueiro Wellington cabeceou firme, mas a bola explodiu na trave.
Assustado, o Atlético respondeu com duas jogadas individuais do lateral Márcio Azevedo. Em uma delas, o goleiro Jefferson defendeu a bola no “susto”, mandando para escanteio. O jogo era tenso e o torcedor atleticano só ficou aliviado aos 37, quando Paulo Baier avançou pela direita e cruzou para Wallyson mandar de primeira para o fundo das redes.
O time atleticano foi para os vestiários em vantagem e, no retorno, encontrou o Botafogo nervoso e errando passes, sem assustar no ataque. Com o apoio da torcida, que lotou o estádio, o time da casa marcou o segundo gol, aos 19. Wallyson mandou para a área e Paulo Baier acertou a cabeça para fazer a festa na Arena.
Ficha Técnica:
Atlético-PR 2 x 0 Botafogo
Atlético-PR – Galatto(Neto), Nei, Rhodolfo, Bruno Costa; Wesley, Valencia, Alex Sandro(Rafael Miranda), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Marcinho e Wallyson(Rodrigo Tiuí). Técnico: Antônio Lopes.
Botafogo – Jefferson, Alessandro, Emerson, Wellington e Diego(Reinaldo); Leandro Guerreiro, Fahel, Renato e Lúcio Flávio; Ricardinho e Victor Simões. Técnico: Estevam Soares.
Gols – Wallyson, aos 39 minutos do primeiro tempo. Paulo Baier, aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Paulo Baier, Nei (Atlético-PR); Emerson (Botafogo).
Árbitro – Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP).
Renda – R$ 443.210,00.
Público – 21.592 pagantes (22.762 no total).
Local – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).