O Atlético Paranaense emplacou a quarta vitória seguida neste domingo e entrou no G6 – o grupo de classificação para a Copa Libertadores de 2018. Em jogo movimentado, o time rubro-negro goleou o Bahia por 4 a 1, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro – a abertura do returno.
Em ascensão na tabela de classificação, o Atlético Paranaense saltou para a sexta colocação, com 29 pontos. No momento, estaria garantido na fase preliminar da Libertadores. Em compensação, o Bahia continua ameaçado pelo rebaixamento. Ocupa a 15.ª posição, com 23 pontos. Apenas um a mais que a Chapecoense, o primeiro clube na degola.
O jogo foi interessante com jogadas de velocidade, movimentação e muita intensidade. Os baianos abriram o placar aos 20 minutos. O lateral-direito Eduardo cruzou da direita, o atacante Rodrigão desviou de cabeça e o atacante colombiano Mendoza emendou de primeira na segunda trave.
A alegria dos visitantes, entretanto, durou muito pouco. Aos 23 minutos, o lateral-esquerdo Matheus Reis tocou a mão na bola na área e arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, no minuto seguinte, o meia Nikão esbanjou categoria e deslocou o goleiro Jean.
O primeiro tempo seguiu bem agitado, mas a rede só voltou a balançar na segunda etapa. Aos seis minutos, o meia Guilherme cobrou falta pela direita e o zagueiro Thiago Heleno subiu com liberdade. Ele cabeceou para o chão, no contrapé do goleiro.
O Bahia sentiu o gol da virada e acabou goleado. O terceiro aconteceu aos 13 minutos. Nikão cruzou da esquerda e o zagueiro Éder desviou contra o próprio gol. O placar foi fechado aos 41. Nikão cruzou da esquerda, de novo, Guilherme chutou em cima do goleiro e o ala Sidcley só completou no rebote.
No próximo domingo, às 11 horas, o Atlético Paranaense volta a campo para enfrentar o Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O Bahia recebe o Vasco, no mesmo dia, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os jogos serão válidos pela 21.ª rodada.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 4 x 1 BAHIA
ATLÉTICO-PR – Weverton; Jonathan (Cascardo), Wanderson, Thiago Heleno (Zé Ivaldo) e Fabrício; Pavez, Matheus Rossetto, Guilherme e Nikão; Lucas Fernandes (Sidcley) e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.
BAHIA – Jean; Eduardo, Éder, Tiago e Matheus Reis; Edson (Juninho), Renê Júnior, Régis (João Paulo) e Zé Rafael (Gustavo Ferrareis); Mendoza e Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande (interino).
GOLS – Mendoza, aos 20, e Nikão (pênalti), aos 24 minutos do primeiro tempo; Thiago Heleno, aos 6, Eder (contra), aos 13, e Sidcley, aos 41 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Thiago Heleno e Matheus Rossetto (Atlético-PR); Eduardo, Éder, Matheus Reis e Zé Rafael (Bahia).
ÁRBITRO – Sandro Meira Ricci (Fifa/SC).
RENDA – R$ 188.660,00.
PÚBLICO – 13.973 pagantes.
LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).