O Atlético Paranaense jogou bem apenas o segundo tempo da partida desta quarta-feira na Arena da Baixada, em Curitiba, mas venceu o Botafogo, de virada, por 3 a 2, na estreia do técnico Paulo César Carpegiani. O resultado fez com que o time paranaense deixasse a zona de rebaixamento, somando 7 pontos. O Botafogo ficou estacionado nos 8.
Recepcionado por faixas e bandeiras negras, como protesto de torcedores, o Atlético começou o jogo extremamente nervoso. Os erros de passe repetiam-se à exaustão. O Botafogo ficava apenas esperando um erro mais grave para definir. E ele aconteceu na defesa, aos 11 minutos. Herrera aproveitou e pôs o time carioca à frente no placar.
Com marcação no campo do adversário, o Botafogo chegou com facilidade ao segundo gol. Aos 24 minutos, o meia Lúcio Flávio aproveitou nova falha da zaga atleticana e mandou para as redes.
Apesar de estar mal na partida, o Atlético diminui três minutos depois, quando Paulo Baier recebeu um lançamento de Maikon Leite e entrou cara a cara com o goleiro Jefferson, apenas deslocando a bola.
No contra-ataque, o Botafogo levava muito perigo porque os jogadores atleticanos, muito assustados, perdiam lances fáceis no meio de campo.
“A gente não pode dar esses descuidos, dois erros e foram dois gols”, reclamou o zagueiro Rhodolfo.
O Atlético voltou com mais velocidade no segundo tempo e, logo aos 2 minutos, Paulo Baier empatou em cobrança de falta. Foi o sinal para o time da casa forçar o jogo, principalmente depois que Fahel foi expulso, aos 6. A pressão deu resultado aos 13, quando Alex Mineiro chutou da entrada da área. A bola bateu em Fábio Ferreira e tirou o goleiro da jogada.
O Atlético continuou criando boas oportunidades, mas os jogadores se precipitavam e perdiam as chances. Aos 42 minutos, o zagueiro botafoguense Wellington também foi expulso e, logo depois, o atleticano Wagner Diniz.
Ficha técnica
Atlético-PR 3 x 2 Botafogo
Atlético-PR – Neto; Manoel, Leandro (Branquinho) e Rhodolfo; Wagner Diniz, Alan Bahia (Fransergio), Chico, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro e Maikon Leite (Alex Mineiro). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Botafogo – Jefferson; Wellington, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Sandro Silva), Lúcio Flávio (Caio) e Somália (Marcelo Cordeiro); Edno e Herrera. Técnico: Joel Santana.
Gols – Herrera, aos 11, Lúcio Flávio, aos 24, e Paulo Baier, aos 27 minutos do primeiro tempo; Paulo Baier, aos 2, e Alex Mineiro, aos 13 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Alan Bahia, Branquinho, Bruno Mineiro e Márcio Azevedo (Atlético-PR); Leandro Guerreiro e Herrera (Botafogo).
Cartões vermelhos – Wagner Diniz (Atlético-PR); Fahel e Wellington (Botafogo).
Árbitro – Paulo César Oliveira (Fifa-SP).
Renda – R$ 153.640,00.
Público – 12.356 pagantes.
Local – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).