Em partida com baixa qualidade técnica, evidenciada pela falta de criatividade e talento dos jogadores das duas equipes, o Atlético Paranaense surpreendeu o Avaí por 1 a 0 no último minuto de jogo, garantindo a sétima colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e terminando o turno com 27 pontos. O gol foi anotado aos 49 minutos do segundo tempo pelo atacante Maikon Leite. Já o time catarinense chegou à marca de cinco partidas sem vitória na competição, sendo quatro derrotas e um empate.
O primeiro tempo foi marcado pelos poucos momentos de bom futebol. Enquanto o Atlético limitava-se a se defender, com raras jogadas isoladas e aposta nos contra-ataques, o Avaí demonstrava desorganização para furar o bloqueio da equipe paranaense, que tinha mais posse de bola. As únicas chances de gol foram dos catarinenses e aconteceram apenas nos minutos finais do período, porém sem o efeito desejado.
O panorama foi praticamente o mesmo em boa parte da segunda etapa. Faltou qualidade. A forte marcação contrastou com a falta de inspiração e com um jogo sem lances que pudessem levantar a torcida da arquibancada. A partir da segunda metade do período, o Avaí até que produziu um pouco mais e, aos poucos, foi se soltando diante de uma defesa bem armada e disposta a surpreender.
Nos minutos finais, a equipe da casa pressionou, com a vantagem de um jogador a mais, já que o atacante Leandro fora expulso aos 41 minutos. Na ânsia de fazer o gol da vitória, o time catarinense foi surpreendido aos 49, quando o atacante Maikon Leite recebeu lançamento e arriscou um potente chute cruzado. A bola ainda desviou na zaga, sem chances de defesa para o goleiro Renan.
Na primeira rodada do returno, a 20.ª do campeonato, o Atlético jogará em Curitiba, na próxima quarta-feira, às 22 horas, diante do vice-líder Corinthians. Já o Avaí entra em campo no dia seguinte contra o Prudente, às 21 horas, no interior paulista.
Ficha técnica
Avaí 0 x 1 Atlético-PR
Avaí – Renan; Patric, Rafael, Emerson, Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei (Leandro Bonfim), Caio (Sávio), Válber (Davi); Robinho e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes.
Atlético-PR – Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo, Paulinho; Chico, Deivid (Olberdam), Guerrón (Bruno Mineiro), Branquinho; Maikon Leite e Federico Nieto (Leandro). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Gol – Maikon Leite, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Marcinho Guerreiro (Avaí); Guerrón e Leandro (Atlético-PR).
Árbitro – Paulo César Oliveira (Fifa-SP).
Renda – R$ 40.670,00.
Público – 8.099 pagantes.
Local – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).