As semifinais da Copa Sul-Americana começaram ontem para o Atlético.
O elenco rubro-negro partiu para São Paulo, para retirar os vistos de entrada no México. Com o torneio continental passando a ser a prioridade total na Baixada, o Brasileirão fica em segundo plano. O técnico Vadão deve poupar os titulares na partida com o Grêmio, no domingo.
O Furacão disputa com o Pachuca uma vaga na decisão da Sul-Americana.
A primeira partida acontece na próxima quarta-feira, na Baixada. A volta está marcada para 22 de novembro, no México. Para entrar sem problemas no país, comissão técnica e jogadores foram ao Consulado Geral mexicano, em busca dos vistos, e retornaram logo a seguir para Curitiba.
Hoje, o grupo volta aos trabalhos no CT do Caju. Vadão deve anunciar diversas mudanças na equipe, para o duelo contra o Grêmio, domingo na Kyocera Arena. Livre do rebaixamento e sem chances de classificação à Libertadores, o Rubro-Negro vai se poupar para o confronto internacional.
A possibilidade de o treinador escalar um time todo formado por reservas não está descartada.
O descanso dos titulares é encarado como uma oportunidade para os jogadores que têm ficado no banco de reservas, que devem ganhar uma chance de atuar em uma partida completa. Um deles é o meia Válber, que está ansioso com a possibilidade de ganhar um lugar na equipe. ?Fico na expectativa. Sempre que entro nos jogos, estou conseguindo ajudar a equipe. O jogador que entrar tem que dar o máximo para ajudar o Atlético?, afirma.
Quem também pode ganhar uma chance é Marcelo Silva. Recuperado de um edema muscular na coxa direita, ele quer mostrar a Vadão que tem condições de retomar a condição de titular, perdida para Alan Bahia. ?Eu espero voltar bem depois de um tempo sem jogar. A equipe vem bem e todos os jogadores que estão entrando estão tendo boas atuações. Espero dar uma seqüência nas boas atuações que tive?, diz o volante.
O atacante Dagoberto, que não joga desde o dia 13 de agosto, também pode voltar à equipe. Sua última partida foi justamente contra o Grêmio, no primeiro turno. O Atlético foi derrotado por 2 a 0, em Caxias do Sul, e Dago foi expulso de campo.
Mesmo cientes de que a partida não é prioridade para o Furacão, os que forem escalados prometem empenho total na busca por uma vitória. ?O Grêmio está brigando por uma vaga na Libertadores. Mas também estamos brigando por uma vaga na Sul-Americana e temos que buscar um resultado positivo?, ressalta Válber.
Dia especial pro Rubro-Negro
O Atlético está prestes a ganhar uma data especial no calendário oficial do Estado do Paraná. Um projeto de lei criando o ?Dia do Atlético? está tramitando na Assembléia Legislativa e deve ser aprovado em breve.
O projeto é uma iniciativa da confraria ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana) e foi adotado pelo deputado Nereu Moura (PMDB). Na próxima terça-feira, será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se for aprovado, segue para votação em plenário.
Segundo o presidente do ETA, Doático Santos, a idéia já foi adotada pela ?bancada atleticana? na AL. Os deputados Nelson Justus (PFL), relator do projeto na CCJ, Hermas Brandão (PSDB) e Ângelo Vanhoni (PT) estariam entre os ?padrinhos? da nova lei.
No texto em trâmite na AL, o vice-campeonato da Libertadores, conquistado pelo Furacão no ano passado, aparece como uma das justificativas para a criação da data. ?É um simbolismo importante para esse nosso empenho em divulgar a história do Atlético. Esperamos que o projeto seja aprovado ainda nesta legislatura?, diz Doático.
O ETA está convocando a torcida atleticana para enviar emails ?incentivando? os deputados a aprovar a criação da data em homenagem ao Rubro-Negro. Quem quiser contribuir deve mandar sua mensagem para eta.confraria@uol.com.br, ou entregá-la pessoalmente, até domingo, no restaurante Prajá, na Kyocera Arena.
O ?Dia do Atlético? será comemorado em 26 de março, data de fundação do clube da Baixada.