Tribuna de Santos
Ferreira não repetiu as boas atuações anteriores e ainda por cima levou o terceiro amarelo e desfalca o time contra o Inter.

O Atlético tinha tudo para colocar mais lenha na crise do Corinthians, mas acabou sucumbindo aos próprios erros e perdeu por 2 a 0, ontem, no Pacaembu. Com o resultado, o Rubro-Negro voltou a cair na tabela do Campeonato Brasileiro e já começa a ver o fantasma do rebaixamento mais de perto. O próximo compromisso na competição será o Internacional, domingo, em Porto Alegre.

continua após a publicidade

O recado do lateral-esquerdo Marcão durante a semana foi claro: ?temos que voltar a ser um time chato?. Não era nem um pedido, era uma ordem do técnico Antônio Lopes. Sem ligar para a numerologia que mostrava a grande vantagem do Atlético sobre o Corinthians em São Paulo e desconfiando da crise que vivem os paulistas, o treinador tratou de colocar o time para segurar o adversário. O zagueiro Danilo grudou em Tevez e o volante Douglas não deixou Nilmar em paz.

Se o resultado não foi uma partida brilhante e de grandes jogadas, caiu ao feitio do Rubro-Negro. Sem criatividade para furar o bloqueio do Furacão, o Timão foi esfriando os ânimos aos poucos e deixando os espaços necessários para a principal jogada atleticana: o contra-ataque em velocidade. Só faltou Ferreira, Evandro, Lima e Dênis Marques ?entrarem? mais na partida para tirar vantagem da situação. Assim, de bom mesmo, pouca coisa. Evandro tentou logo no início e Gustavo Nery e Nilmar obrigaram Diego a trabalhar, mas nada de muito perigo.

Com a inoperância no ataque, Antônio Lopes trocou Dênis Marques por Schumaker no intervalo e tentou criar um ponto de referência na área. Ficou só na tentativa, porque a bola não chegava na zona de perigo e o atacante acabou buscando muito as jogadas na intermediária. Sem a categoria necessária, não acrescentou muita coisa. Nem ele, nem Ânderson Aquino, nem Thiago Almeida, que entraram na segunda etapa.

continua após a publicidade

Melhor para o Corinthians, que também manteve a média do primeiro tempo e foi auxiliado pelo próprio Rubro-Negro. Primeiro, Marcelo Mattos aproveitou uma bobeira da defesa para abrir o placar. A bola desviou na zaga e sobrou para o volante fuzilar o gol de Diego. Já nos últimos minutos, Ticão perdeu a bola na lateral e armou o contra-ataque fulminante. Rosinei só rolou a bola para Carlos Alberto mandar no canto. A única chance real de gol aconteceu com Douglas, que cabeceou livre na pequena área, mas errou a pontaria.

Lopes diz que Timão mereceu a vitória

continua após a publicidade

Paciência. É isso que o técnico Antônio Lopes está pedindo após disputar nove pontos e só conquistar modestos dois nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Para o treinador, o Corinthians mereceu vencer a partida de ontem porque teve mais vontade. Sem vários jogadores por contusão, ele começa a semana do Internacional sem o zagueiro Paulo André e o meia Ferreira, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Para piorar, a partida será disputada em Porto Alegre.

?O Corinthians lutou muito, fez uma marcação forte e mereceu ganhar o jogo. O nosso time não foi bem, faltou criatividade e os jogadores que são responsáveis por esta função não fizeram nada?, analisou o treinador. Para ele, o ataque não chegou a decepcionar. ?A equipe não produziu ofensivamente, marcou melhor do que atacou, do que criou e por isso não fomos bem em termos de ofensividade. O ataque vinha fazendo gols, tinha melhorado muito, sem dúvida nenhuma, mas nesse jogo criou muito pouco mesmo?, apontou.

Agora, de acordo com o treinador, é trabalhar e tentar melhorar contra o Internacional. ?Faltou mais movimentação, jogamos pouco pelos flancos, aproveitamos pouco o nosso lado esquerdo, que é forte ofensivamente. Tentamos, mas não conseguimos. Paciência, temos que tentar melhorar no próximo jogo?, disse.

Melhorando ou não, o resultado passa a ser mais importante do que o próprio futebol praticado. ?É mais um jogo difícil, a nossa situação volta a complicar um pouco, a gente tem que ter mais atenção, mais determinação para cumprir o que o treinador pede e sair com um resultado positivo lá em Porto Alegre?, destacou o zagueiro Paulo André.

No entanto, ele é mais um a engrossar a lista de desfalques do time. Ontem, ele e o meia Ferreira tomaram o terceiro cartão amarelo e se somam a Dagoberto, Aloísio, Alan Bahia e Fabrício, todos machucados, que também não podem atuar. A única compensação é o retorno do lateral-direito Jancarlos, após ter cumprido a automática.

CAMPEONATO BRASILEIRO
25.ª Rodada
Local: Pacaembu (São Paulo)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa/RJ)
Assistentes: Hílton Moutinho Rodrigues (Fifa/RJ) e José Cláudio Paranhos (RJ)
Gol: Marcelo Mattos aos 13 e Carlos Alberto aos 41 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Danilo, Rosinei, Eduardo, Ferreira, Paulo André, Thiago Almeida
Renda: R$ 195.843,00
Público pagante: 13.150
Público total: 14.079

Corinthians 2 x 0 Atlético

Corinthians
Marcelo; Eduardo, Betão, Marinho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Bruno Octávio (Carlos Alberto), Rosinei e Róger (Hugo); Tevez e Nilmar (Wescley). Técnico: Márcio Bittencourt

Atlético
Diego; Ticão, Danilo, Paulo André e Marcão; Douglas, Marcus Winícius, Evandro (Thiago Almeida) e Ferreira; Lima (Ânderson Aquino) e Dênis Marques (Schumaker). Técnico: Antônio Lopes