O Atlético entra em campo esta noite com uma missão que parecia impossível algumas semanas atrás. Contra o Vasco da Gama, na Baixada, o Furacão tenta continuar vivo na briga por uma vaga na Libertadores de 2007.
Com 43 pontos no Brasileirão, o Rubro-Negro está praticamente livre do risco de rebaixamento e apenas sete pontos atrás do próprio Vasco, último dos times que estariam classificados para o maior torneio do continente.
Uma vitória hoje pode colocar o Atlético na sétima posição e diminuir essa diferença para apenas quatro.
O time que encara o desafio será praticamente o mesmo que venceu o Paraná por 4 a 0, no último sábado. A única mudança está no ataque. Denis Marques, um dos principais destaques da goleada, recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o Furacão.
Para seu lugar, o técnico Vadão já confirmou a escalação de Paulo Rink, que venceu a disputa com Pedro Oldoni. Segundo o treinador, a alteração muda um pouco as características do ataque rubro-negro. ?Enquanto o Denis tem mais velocidade, o Paulo é um jogador que usa mais o corpo e é melhor na jogada aérea. Ele prende mais a bola e segura mais os zagueiros. Muda o estilo do ataque, mas vamos ganhar nesses pontos?, avalia.
A grande performance de Denis nas últimas partidas é encarada como um desafio por Paulo Rink. ?Entrar no time nesse momento é uma satisfação muito grande e um desafio enorme. Espero que não mude o espírito vencedor e aguerrido que a equipe vem mostrando, que eu também possa mantê-lo dentro de campo?, diz o herdeiro da camisa 9.
O lateral-direito Jancarlos e o volante Marcelo Silva ainda não estão totalmente recuperados de contusões que os tiraram dos últimos jogos. Assim, Evanílson e Alan Bahia continuam entre os titulares. Os dois foram fundamentais na goleada sobre o Tricolor e querem reprisar o desempenho contra os cariocas. ?Fui muito bem em meu primeiro jogo diante da torcida e espero repetir essa atuação contra o Vasco?, diz o lateral.
Como a equipe vem conseguindo manter o volume de jogo mesmo com as alterações, todos estão confiantes em mais uma grande jornada do Furacão, que promete sufocar o Vasco na Kyocera Arena. ?Em três jogos, fizemos 12 gols. Então, todos os times que vierem jogar conosco aqui na Baixada vão sentir essa pressão?, garante o artilheiro Marcos Aurélio.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2006
32.ª rodada
Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP)
Assistentes: Ednilson Corona e Valter José dos Reis (SP – FIFA)
Local: Kyocera Arena, em Curitiba (PR)
Horário: 19h30
ATLÉTICO x VASCO DA GAMA
Atlético
Cléber; Evanílson, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Alan Bahia, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Paulo Rink. Técnico: Vadão.
Vasco
Cássio; Thiago Maciel, Jorge Luiz, Dudar e Diego; Ygor, Andrade, Coutinho e Ramon, Jean e Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.
Dagoberto deve voltar contra o Flamengo
Ainda não será contra o Vasco que Dagoberto voltará a vestir a camisa rubro-negra. Mas o retorno do atacante aos gramados parece estar próximo. Ontem, ele treinou com o elenco na Baixada e disse estar pronto para ajudar o Atlético no Brasileirão e na Sul-Americana.
Dagoberto diz queestá em plenas condições e espera ser chamado por Vadão. ?Estou trabalhando forte. Quando o grupo está concentrado, eu vou ao CT fazer sozinho a parte física. Estou apto e agora é questão de ele me aproveitar ou não?, garantiu.
Sobre a disputa judicial com o clube, ele disse que ainda não sabe se vai recorrer da decisão que determinou a renovação do seu contrato. ?Eu estava apenas me defendendo e eles ganharam. Acho que matou um bicho e as coisas estão claras. Agora, não tem mai porque não me escalar?, afirmou.
Dagoberto também diz que o desentendimento não vai afetar sua motivação para defender o Atlético. ?Na vida você tem que saber distinguir as coisas. Quando eu entro aqui, procuro deixar os problemas de lado. Estávamos brigando fora do campo e morreu isso. Acho que agora a questão é voltar e jogar, que é o que eu sei fazer?, concluiu.
Evanílson não pode jogar na Copa Sul-Americana
O Atlético não poderá contar com um dos principais reforços contratados no segundo semestre na disputa da Sul-Americana. O técnico Vadão pretendia inscrever o lateral Evanílson na competição, mas está impedido pelo regulamento da competição.
As regras da Copa dizem que os times que chegarem às semifinais podem fazer duas alterações na lista de inscritos, mas contêm uma ressalva. ?Para o jogador poder ser inscrito nessa semifinal, ele teria que estar no clube antes do início da competição. Isso está claro no regulamento?, explica o diretor de futebol Marcos Teixeira.
A Sul-Americana começou no dia 22 de agosto e Evanílson assinou com o Atlético em 14 de setembro. Na mesma situação está o zagueiro Gustavo, contratado cinco dias depois.
O lateral ficou chateado com a notícia, mas diz que o elenco está bem servido e não vai ser prejudicado. ?Fico um pouco triste, porque o momento do Atlético é muito bom. Mas sei da qualidade do grupo e isso não vai ser nada?, acredita.
Escolhidos
A comissão técnica confirmou que vai esperar até a última hora para definir os dois jogadores que podem ser inscritos na competição. Um deles vai substituir Fabrício, que foi negociado com o futebol do Qatar. Mas os nomes ainda são um mistério. O prazo final é até 48h antes da primeira partida das semifinais.