Foto: Valquir Aureliano/ O Estado

Dagoberto garante que disputa judicial não atrapalha o rendimento.

continua após a publicidade

O Atlético enfrenta o Grêmio hoje, às 16h, em Caxias do Sul, em busca de uma vitória fundamental para evitar a zona de rebaixamento.

Em 14.º lugar na classificação, o Furacão vive uma fase crítica no campeonato brasileiro e dificilmente irá escapar de uma das últimas quatro posições na tabela em caso de nova derrota.

A partida desta tarde é a segunda de uma série de três que o time rubro-negro fará longe de casa. Devido ao adiamento do jogo contra o São Paulo, a equipe do técnico Vadão folga no meio de semana e só volta a campo no próximo dia 20, contra o Figueirense, em Florianópolis. No último sábado, o Atlético foi derrotado pelo Corinthians, no Pacaembu.

Na tentativa de deixar a torcida um pouco menos preocupada, o Furacão terá duas novidades em Caxias. O zagueiro César faz sua primeira partida com a camisa rubro-negra, no lugar de Danilo, suspenso, e André Rocha assume a ala direita na ausência de Jancarlos, expulso contra o Timão.

continua após a publicidade

A estréia de César é aguarda com expectativa pela galera atleticana, que tem sofrido com as falhas do sistema defensivo. ?Já sabemos o que tem que ser feito para conseguir a vitória. Temos que ter mais concentração nos 90 minutos. Tendo atenção e trazendo os detalhes para o nosso lado, a gente tem condições de conquistar um grande resultado?, diz o novo xerifão rubro-negro.

Outras novidades estão no banco de reservas. O veterano goleiro Navarro Montoya e o zagueiro Rhodolfo, recém-promovido dos juniores, ficam como alternativas para Vadão.

continua após a publicidade

Já no ataque, as atenções estão voltadas para o desempenho de Dagoberto, que, mesmo envolvido em uma disputa judicial com o clube, está confirmado ao lado de Denis Marques. ?Sempre que eu vesti a camisa do Atlético, procurei honrá-la. Desta vez não será diferente?, garante.

A expectativa é de uma verdadeira batalha, já que o Grêmio é um adversário direto na classificação. Nem mesmo a ausência da torcida gaúcha (o jogo acontece com os portões fechados) deve facilitar as coisas. ?Não podemos prever que o Grêmio vai estar desanimado pela ausência do torcedor. Nós temos que prever o Grêmio jogando bem e assim é um adversário muito difícil?, afirma Vadão.

Mesmo assim, nenhum outro resultado que não a vitória vai contentar o elenco rubro-negro. ?Independente de qualquer coisa, temos que jogar para vencer. Chegou a hora de parar de dizer que jogamos bem, mas perdemos?, finaliza André Rocha.

Grêmio

– Apesar de jogar para arquibancadas vazias, num campo ao qual não está acostumado, o Grêmio deverá repetir o time que derrotou o Juventude no sábado passado, em Porto Alegre, por 1 a 0. A única dúvida era o volante Jeovânio, que passou a semana com dores musculares, mas se recuperou na sexta-feira.

– Apesar de estar em 10.º lugar, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem, o tricolor gaúcho não pode titubear. Como tem 20 pontos, corre o risco de ser ultrapassado por até cinco concorrentes e ficar ao alcance dos que estão na zona de rebaixamento.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2006

16.ª rodada

GRÊMIO x ATLÉTICO

Grêmio – Marcelo Grohe; Patrício, William, Evaldo e Welliington; Jeovânio, Lucas, Tcheco, Hugo e Rafinha; Rômulo. Técnico: Mano Menezes.

Atlético – Cléber; Alex, César e João Leonardo; André Rocha, Alan Bahia, Cristian, Ferreira e Ivan; Denis Marques e Dagoberto. Técnico: Vadão.

Árbitro: Wagner Tardelli (RJ-Fifa).

Assistentes: Wilton Moutinho Rodrigues (RJ-Fifa) e Wilmar Raul (RJ).

Local: Centenário, em Caxias do Sul.

Horário: 16h.