A diretoria rubro-negra ?deu a mão à palmatória? e finalmente aceitou o que todo o atleticano já bradava há tempos: o Atlético Paranaense não é o mesmo sem o apoio de sua torcida. Ontem, o teor das entrevistas concedidas no CT do Caju beirou um pedido de reconciliação. Ao invés de falar apenas do time, os entrevistados (Ramon e Antônio Lopes) fizeram questão de conclamar o apoio do torcedor e enfatizaram que o Furacão só poderá sair da situação difícil na qual se encontra com a presença maciça e incentivo do público. Para dar maior credibilidade ao pedido da desgastada diretoria, nada melhor do que o maior ídolo rubro-negro, na atualidade, para fazer o comunicado à torcida. Alex Mineiro esteve ontem no CT para rever os companheiros e comissão técnica e, também, para discutir a atual situação do time – que não é nada boa.
Durante a coletiva de imprensa, o artilheiro aproveitou para mandar seu recado à massa atleticana. Alex contou que se reuniu com os jogadores mais experientes do grupo (Danilo e Ramon) e, juntamente com o restante do elenco, decidiu reivindicar à diretoria para que o preço do ingresso seja reduzido e, assim, o torcedor volte à Arena. ?É para a torcida trazer seu apoio para o grupo. Acho que está no momento de todos procurarem uma maior união para voltarmos a vencer?, afirmou. Ele enfatizou que o pedido é uma iniciativa dos jogadores.
?Nada melhor do que conversar com nossos superiores para trazer o torcedor para o nosso lado, né. Sei o quanto o torcedor pode ser importante nessa nossa caminhada no 2.º turno. Por isso venho pedir que ele nos apóie e incentive, para que todos possamos ganhar e tirar o Atlético dessa situação que é desconfortável no campeonato?.
Agora a torcida faz falta?
O Atlético esperou a água bater no pescoço para atender ao apelo da torcida. Ontem à noite, a diretoria lançou uma promoção que reduz em 50% o preço dos ingressos até o final do Brasileirão, no qual o time corre sério risco de rebaixamento.
Todos os dez jogos do Rubro-Negro na Arena terão os ingressos a preços únicos de meia-entrada. No setor Retas da Getúlio Vargas (incluindo curvas), o preço será R$ 20 e no setor Gols, R$ 15.
A campanha já vale para o jogo de hoje contra o Figueirense – quem comprou seu ingresso antecipadamente poderá trocá-lo por dois promocionais ou receber o ressarcimento em dinheiro.
A medida pode ser entendida como ato de desespero da diretoria, que sempre foi avessa a esse tipo de desconto e criticava a falta de adesão à campanha de sócio-torcedor. Ironicamente, os pouco mais de 3 mil compradores do ?Sócio Furacão? em princípio foram os mais prejudicados. A diretoria prometeu, através de nota oficial, que só na semana que vem anunciará opções que beneficiem também os associados. O clube também não explicou como cumprirá a lei que determina meio-ingresso para estudantes.
Novidades contra o Figueira
O Atlético tem três mudanças para o jogo de hoje contra o Figueirense. Valencia e Ferreira estão suspensos, com isso, Alan Bahia e Ramon entram jogando. A outra alteração é a volta de Jancarlos no lugar de Nei, que fica no banco. Nas demais posições, o Atlético é o mesmo que foi derrotado pelo Vasco na Copa Sul-Americana. É com essa formação que Antônio Lopes busca reencontrar a vitória na Arena e salvar seu cargo.
Na visão do Delegado, o Atlético está crescendo no decorrer dos jogos e, inclusive na última derrota, Lopes notou virtudes (?) em seu time, como o grande número de chances de gol criadas e também o fato de não ter dado o contra-ataque ao adversário. ?Erramos no posicionamento defensivo e isso culminou nos gols. Não tomamos nenhum contra-ataque e saímos para o jogo de maneira organizada. Os resultados é que não estão acontecendo?, explicou.
Para fugir dessa situação incômoda na tabela de classificação, Lopes acredita que é necessária a união de todos e, principalmente, muito trabalho. ?Estamos precisando de incentivo pois temos um time relativamente jovem e os garotos com os apupos tendem a ter produtividade menor no jogo. A Arena cheia é sempre muito bonita?, afirmou o Delegado.
Ramon faz sua estréia como titular e tem a incumbência de dar qualidade e criatividade ao time. Aos 35 anos, o jogador precisa utilizar toda a sua experiência para reorganizar o Atlético. Além disso, ele é um excelente cobrador de faltas, arma pouco utilizada pelo Rubro-Negro. ?O 2.º turno tem que ser completamente diferente do 1.º, se quisermos chegar a algum lugar. Amanhã (hoje) já é um jogo decisivo. O objetivo é voltar a ganhar em casa e voltar a ter confiança?, finalizou o jogador.
CAMPEONATO BRASILEIRO
2º turno – 20ª rodada
Atlético-PR x Figueirense
Atlético
Viáfara, Jancarlos, Danilo, Rhodolfo e Edno; Alan Bahia, Roberto, Ramón e Netinho; Dinei e Marcelo.
Técnico: Antônio Lopes.
Figueirense
Wilson; Chicão, Felipe Santana e Edson; Anderson Luiz, Diogo, César Prates, Peter e André Santos; Otacílio Neto e Jean Carlos.
Técnico: Mário Sérgio.
Súmula
Local: Joaquim Américo, em Curitiba
Horário: 18h10
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Valter José dos Reis (FIFA-SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)