O Atlético segue colhendo os frutos da grande campanha deste ano na Copa Libertadores da América. O prestígio internacional adquirido com o título de vice-campeão continental rendeu ao time juvenil do Furacão o convite para participar XIII Copa Chivas, no México. O torneio é organizado pelo Chivas Guadalajara, adversário do Furacão nas semifinais da Libertadores. Como este ano a competição fará parte das comemorações de 100 anos do clube mexicano, foi confirmada a presença de grandes equipes do futebol mundial, como Boca Juniors (ARG), Arsensal (ING) e Inter de Milão (ITA).

continua após a publicidade

Segundo o técnico Marquinhos Benatto, esta é a primeira vez que a equipe juvenil do Atlético vai participar de uma competição fora do Brasil. Mesmo assim, o time já tem experiência em competições internacionais. Este ano, participou da Copa Santiago, no Rio Grande do Sul, e da Copa Internacional Juvenil, em São Paulo. Nesta, um dos adversários do Furacão foi justamente o Guadalajara, que foi goleado por 4 a 0.

A Copa Chivas será realizada de 7 a 14 de janeiro e vai contar com a presença de 24 equipes, dos continentes americano e europeu. Além do Furacão,

o Brasil estará representado pelo Atlético-MG. ?Será uma experiência muito importante para mim como técnico e principalmente para os garotos. Já jogamos com grandes equipes sul-americanas, mas é a primeira vez que vamos enfrentar os europeus. Com certeza a motivação vai ser muito grande?, diz Benatto.

Pelo título

continua após a publicidade

A definição oficial do grupo que vai ao México acontece na semana que vem, quando o elenco se reapresenta no CT do Caju. Podem participar da competição jogadores nascidos a partir de 1988, mas há três vagas para atletas de 1987. Um desses será o atacante Ricardinho, que faz parte do elenco de juniores, mas já disputou três partidas pelo time profissional.

A equipe terá alguns desfalques importantes. Convocados para a seleção brasileira sub-17, o volante Fernando, o lateral Raul e o meia Choco não irão ao México. Mesmo assim, Benatto diz estar confiante em uma boa campanha no torneio. ?O time é forte. Temos jogadores que devem ser aproveitados em breve nos juniores e até no profissional?, diz o treinador.

continua após a publicidade

A competição vai marcar a estréia com a camisa rubro-negra de quatro jovens promessas contratadas junto ao Guarani: o zagueiro Alexandre, o meia Adam, o atacante Talles e o volante Robertinho, que já teve passagens pelas seleções brasileiras sub-15 e sub-17.

A tabela do torneio ainda não foi divulgada, mas já se sabe que o Atlético estréia no dia 7 de janeiro. Na primeira fase, as equipes serão divididas em quatro grupos, com seis times cada. Os primeiros colocados de cada um passam às semifinais. Até a quinta partida, os jogos serão todos os dias. Caso passe à semifinal, o time terá um dia de descanso.

Tcheco na Baixada?

O volante Tcheco pode ser mais um reforço do Atlético para 2006. O jogador, de 30 anos, está deixando o Al- Ittihad, da Arábia Saudita, e pode desembarcar no CT do Caju.

Esta não é a primeira vez que o nome de Tcheco surge como possível contratação rubro-negra. Em anos anteriores, sempre se especulou em relação a um suposto interesse do Furacão no jogador, que, segundo apurou a Tribuna, nunca foi concreto.

A novidade que pode mudar essa história é a negociação de Marcão e Lima com o Al-Ittihad, por indicação de Tcheco. Durante as conversas entre o Atlético e o clube saudita, teria surgido a possibilidade de o volante vestir a camisa rubro-negra.

Na verdade, a vontade do Tcheco era retornar ao Brasil para jogar no seu time de coração: o Coritiba. Foi o que o jogador revelou a Shinichiro Nakaba, jornalista e colaborador da Tribuna em Tóquio, com quem conversou durante a preparação para o Mundial de Clubes. Mas a queda do Alviverde para a segunda divisão inviabilizou o negócio e o coxa-branca Tcheco poderia parar na Arena da Baixada.

Porém, é difícil que o negócio venha a se concretizar. Além da questão salarial, a resistência da torcida rubro-negra a um coritibano confesso pesa contra Tcheco. O destino mais provável do volante é o Grêmio, que já teria iniciado conversa com seus procuradores.