O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 1 para o The Strongest, nesta terça-feira (8) em Lapaz, na Bolívia. A derrota eliminou o furacão da Copa Libertadores da América e classificou o time Boliviano para a próxima fase como segundo colocado. A primeira posição do grupo ficou com o time argentino Vélez Sarsfield.
A partida marcou ainda o retorno do atacante Adriano entre os titulares do time. O imperador fez a sua parte com um gol anotado. Mesmo assim, não foi o suficiente para evitar a eliminação dos rubro-negros da competição internacional.
Pressão
O Atlético precisava de apenas um empate para obter a classificação. Mas o conjunto altitude, velocidade do estilo de jogo dos bolivianos e a pressão da torcida fora de casa impediu o resultado. O The Stronguest impôs desde o começo o estilo de jogo. Acelerou a partida, enquanto o Atlético se defendia com saídas para o contra-ataque. Adriano, por sua vez, tentava fazer o pivô no ataque para organizar o jogo quando o time paranaense avançava.
Mas a pressão Boliviana surtiu efeito depois de várias oportunidades perdidas. Aos 38 minutos do primeiro tempo, após um bate rebote, o zagueiro Manoel fez gol contra ao tentar afastar uma bola alçada na pequena área do Atlético.
Imperador
Depois do gol, o jogo seguiu a mesma tendência, contudo, supreendentemente, o Atlético empatou com Adriano aos 47 da primeira etapa, nos acréscimos. Ao receber passe de Marcelo vindo do lado direito, Adriano aproveitou o cruzamento que passou na pequena área, pelo goleiro e pelo zagueiro até chegar aos seus pés. O imperador não perdoou, empurrando a bola para dentro do gol. Logo em seguida, o juiz encerrou a primeira etapa.
De cobertura
No segundo tempo, a partida seguiu com os bolivianos pressionando cada vez mais e o Atlético cada vez mais cansado em razão da altitude. Tanto que logo aos dez minutos Sóliz encobriu o goleiro do furacão ao receber do lado direito da grande área para mandar para o fundo das redes do goleiro Wéverton.
Domínio até o fim
Depois do segundo gol, o panorama da partida não mudou muito. O The Stronguest seguiu dominado, com várias chances, inclusive, na frente do gol, desperdiçando-as. O Atlético foi vencido pela altitude, pelo vigor dos bolivianos e pelo entusiasmo da torcida até o apito final.
