O Atlético mantém segredo, mas está cada vez mais próximo dos dissidentes do Clube dos 13. Ontem, o ex-presidente e atual diretor de planejamento do São Paulo, Marcelo Portugal Gouveia, confirmou o ingresso do Furacão no grupo, que também conta com Corinthians, Flamengo e Botafogo. A diretoria rubro-negra não comenta o assunto.

continua após a publicidade

A adesão do Atlético ao grupo, que já vem sendo chamado de G5, veio à tona na semana anterior. “Se for necessário e o Atlético estiver disposto, serei o padrinho da indicação. É um grande clube, com excelente investimento e dirigentes de alto nível”, disse o presidente do Flamengo, Márcio Braga, em entrevista ao Paraná-Online.

Ontem, Gouveia resgatou o assunto e confirmou o ingresso do Atlético. Mesmo assim, a diretoria rubro-negra prefere não comentar. “Sobre isso eu não falo. Se o Marcelo (Gouveia) falou, ele se responsabiliza. Nós nos responsabilizamos pelo nosso silêncio”, despista o presidente do conselho gestor, João Augusto Fleury.

Segundo Fleury, o único que poderia comentar a suposta aproximação do Furacão com os dissidentes do C13 seria o presidente do conselho deliberativo, Mário Celso Petraglia. Mas ele também se recusou a confirmar, ou não, a adesão ao G5. “Não tenho nada a declarar sobre isso”, limitou-se a dizer.

Oposição

continua após a publicidade

O grupo de dissidentes do C13 se formou em setembro, após São Paulo, Flamengo, Botafogo e Corinthians declararem sua insatisfação com os valores da negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão, adquiridos pela Rede Globo. Desde então, o chamado G4 vem agindo como oposição à atual direção do C13, comandada pelo gremista Fábio Koff.

A orientação ficou clara na recente eleição para vice-presidente do C13, vencida por Roberto Horcades, presidente do Fluminense. São Paulo, Corinthians, Flamengo e Botafogo apoiaram Roberto Dinamite, do Vasco. Na ocasião, o Atlético votou em Horcades.

continua após a publicidade

Aproximação

A adesão do Atlético ao grupo dissidente, agora rebatizado de G5, parece confirmar outra tendência: uma aproximação entre os outrora inimigos Atlético e São Paulo. Além da confirmação do ingresso do Furacão ter partido do Morumbi, os clubes também estão juntos em outro grupo, dentro do próprio C13.

Na última semana, o Atlético foi escolhido para integrar a nova Comissão de Marketing do C13, que também conta com São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Botafogo.

Segundo o diretor de marketing do Furacão, Mauro Holzmann, o convite partiu do tricolor paulista. “O São Paulo foi designado presidente dessa comissão e indicou o Atlético, apesar de nossas diferenças”, afirmou. A tarefa da comissão será acompanhar a Globo nas negociações dos direitos de transmissão do Brasileirão para internet, telefonia móvel e no mercado exterior.