Atlético não ganha pontos nem em casa e nem fora

O início do returno não foi como o Atlético queria. Jogando em seu campo, o time só empatou com o Figueirense, em uma partida de nível técnico sofrível, e permanece flertando com a turma da degola. Ao término da 20.ª rodada, o Rubro-Negro continua em 16.º lugar, mas apenas três pontos distante do Náutico, que encabeça a lista dos desesperados.

Neste Brasileirão, o Atlético não tem aproveitado o fator que sempre o tornou forte nas competições que disputou: vencer em seus domínios. Com o resultado de sábado, o Furacão perdeu mais dois pontos na Arena e agora acumula a prejudicial soma de 16 pontos jogados fora. Esses pontos podem fazer muita falta no final da competição, seja para sair da zona de rebaixamento ou para conquistar vaga à Copa Sul-Americana. No Joaquim Américo, o Furacão jogou dez vezes no Brasileirão e tem o retrospecto de três vitórias (Internacional, Juventude e Flamengo), cinco empates e duas derrotas. Aproveitamento de apenas 46,6%.

Antônio Lopes tem destacado que precisa de um prazo maior para acertar o time, porém o tempo corre contra o Atlético. Para apaziguar a crise que se instala na Baixada, o Delegado terá uma semana para refletir e encontrar a formação que dê força ao Furacão. Para o próximo desafio (dia 25), ele poderá contar, ao menos, com o retorno dos colombianos Valencia e Ferreira ao meio-campo, após cumprirem suspensão. A presença deles dá uma maior qualidade no setor.

No entanto, o Rubro-Negro entra numa fase aguda da competição. Dos próximos cinco compromissos no Brasileirão, somente um é na Arena. A maratona começa no próximo sábado, em Porto Alegre, contra o Internacional. Na seqüência, enfrenta o Santos, na Vila Belmiro.

O Rubro-Negro só retorna a Curitiba no dia 2 de setembro para enfrentar o homônimo mineiro e, em seguida, parte para mais duas partidas longe. Enfrenta o Goiás, em Goiânia, e o Fluminense, no Rio de Janeiro. Depois joga todas as fichas contra o Vasco da Gama, pela partida de volta da Copa Sul-Americana. Para continuar no torneio continental, precisa vencer por uma diferença de três gols.

A campanha do Furacão longe de casa é ainda pior que dentro da Arena. Em dez apresentações, o Atlético venceu apenas o Figueirense (Florianópolis) e o Palmeiras (São Paulo). Tem aproveitamento de 30%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo