Em nota oficial, o Atlético Nacional pediu para a Conmebol declarar a Chapecoense como a campeã da Copa Sul-Americana de 2016. O clube, através do seu site, lamentou o ocorrido com o avião que levava o time catarinense para a Colômbia e ressaltou que o acidente marcará a vida de todos para a sempre. Por isso, querem homenagear a todos com a Chape ficando com a conquista.
“Convidamos a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Chapecoense como uma homenagem póstuma às vítimas deste fatal acidente que deixa nosso esporte de luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016”, diz parte da nota oficial.
Mais cedo, o elenco do Atlético Nacional já havia feito o pedido, de maneira informal, para que a Chapecoense ficasse com o título. “Queremos que se declare campeã a esta equipe (Chapecoense) e aí vamos ver o que acontece. A iniciativa é nossa e do mundo do futebol. Espero que a Conmebol tome essa decisão e queremos apoiar aos familiares, que possamos dar um abraço neles. É o que podemos fazer”, disse o zagueiro Gilberto Garcia a veículos locais.
“O professor nos disse para valorizar muito nossa vida, que fizéssemos uma reflexão, tomar como um aviso de Deus para seguir melhorando cada vez mais. Vamos esperar a determinação que toma a Conmebol”, afirmou.
Atlético Nacional e Chapecoense fariam a primeira final nesta quarta-feira. Os confrontos, entretanto, já foram suspensos pela entidade. O clube colombiano venceu a competição no ano passado e também a Libertadores deste ano. Assim, já tem vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem, da mesma forma que jogará a Recopa Sul-Americana.
A Conmebol só irá se pronunciar no dia 21 de dezembro, quando devem fazer uma reunião, após a participação do Atlético Nacional no Mundial de Clubes. No entanto, a entidade já trabalha com a possibilidade de, no mínimo, dividir o título internacional, o que faria a Chapecoense disputar a Libertadores e a Recopa Sul-Americana de 2017. Na Recopa, cada time, só por disputar o torneio, que é apenas uma decisão entre campeões da Sul-Americana e Libertadores, recebe 1 milhão de dólares, dinheiro que ajudaria na reestruturação do clube.