Atlético mostra que time da Série B pode virar padrão A

Depois de quebrar o paradigma do calendário do futebol brasileiro, o Atlético está prester a romper com outro dogma, mostrando que time de Série B pode ser transformado em equipe padrão Série A. A prova está na escalação da atual equipe rubro-negra. Oito jogadores que hoje são titulares do Furacão estiveram na campanha da Segundona do ano passado. Da equipe que iniciou a partida contra o Internacional, quinta-feira, nada menos do que oito jogadores eram também titulares do time atleticano do ano passado.

A defesa, por exemplo, teve apenas uma mudança em relação ao time do ano passado. Weverton e Manoel se mantiveram, enquanto Luiz Alberto, que era reserva, aproveitou a vaga deixada por Cléberson e virou titular. Na lateral-esquerda, Pedro Botelho segue intocável. No setor, a única novidade mesmo é o lateral-direito Léo – destaque do time sub-23 que disputou o Estadual.

No meio-campo, João Paulo ganhou a companhia de Bruno Silva, mas Deivid, que foi titular absoluto na Série B do ano passado, tem sempre atuado. Na criação, o meio-campo Paulo Baier, que foi muitas vezes preterido por Ricardo Drubscky durante a Segundona de 2012, agora faz dupla com Éverton.

O ataque atleticano ganhou Éderson, que estava emprestado ao ABC-RN em 2012, mas o intocável no setor é Marcelo. Na Série B, ele marcou 16 gols. Atualmente, o jogador tem atuado mais como o “garçom” da equipe. Marcelo já soma seis assistências e é o líder neste quesito, na versão 2013 do Furacão.

Com a manutenção de uma base, o Atlético conseguiu tornar-se competitivo na Série A sem gastar muitos recursos. Bom para o clube, que perdeu receita com a queda no número de sócios e quem vem injetando verba nas obras da Arena da Baixada. A estratégia arriscada, de ir para a Série A com um elenco de Série B, foi compensada pela aposta no entrosamento da equipe, que o técnico Vagner Mancini aponta como uma das principais virtudes da equipe. “É um time que se conhece, sabe de seus limites e, por isso, os supera”, afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna