Florianópolis – O Atlético-MG estreou muito bem no returno do Campeonato Brasileiro. O time mineiro venceu o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, por 1 a 0 e, pela primeira vez no torneio, conseguiu duas vitórias consecutivas. Por outro lado, esta foi a segunda derrota do técnico Adilson Baptista em dois jogos à frente do Alvinegro de Santa Catarina.

continua após a publicidade

O atacante Catanha foi o autor do único gol do triunfo dos mineiros, que atuaram com um jogador a menos durante todo o segundo tempo. O goleiro Bruno ainda defendeu um pênalti no início do segundo tempo.

Com o resultado, as duas equipes trocaram de lugar na tabela de classificação. Embora estejam empatadas em número de pontos, 20, os atleticanos, agora 20.º colocados, levam vantagem por terem cinco vitórias, uma a mais que o adversário.

Na próxima rodada, o Galo jogará no Mineirão, domingo, contra a Ponte Preta, que vem de cinco derrotas consecutivas. O Figueirense entrará em campo no mesmo dia, diante do Flamengo, no Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Em casa e comandado pelo veterano atacante Edmundo, que articulava as principais jogadas ofensivas, o Figuera começou melhor a partida. Entretanto, foi o Atlético-MG que, aos 17?, abriu o placar. Na cobrança de escanteio, o lateral George Lucas cruzou na cabeça de Catanha, que marcou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Como era de se esperar, o time catarinense intensificou a pressão após sofrer o revés e chegou a mandar a bola para a rede com Edmundo, mas o assistente Rogério Carlos Rolim apontou falta do Animal no goleiro Bruno, do Galo.

continua após a publicidade

O Atlético-MG continuou bem no início da segunda etapa. Logo no primeiro minuto, o atacante Marques desperdiçou uma boa oportunidade. Na sequência do lance, no entanto, o meia Fábio Baiano atingiu o rosto de Bilu, em uma disputa de bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com um homem a mais em campo, o Figueirense voltou a dominar o jogo. Aos 8?, o atacante Adriano, que havia entrado no intervalo, foi derrubado, dentro da área, pelo goleiro atleticano. Michel Bastos cobrou, mas Bruno se redimiu e fez excelente defesa. A partir daí, o jogo se tornou um duelo de ataque contra defesa. Entretanto, a zaga do Galo prevaleceu e garantiu o resultado.

Figueirense 0 x 1 Atlético-MG

Figueirense – Edson Bastos; Marquinhos Paraná, Cléber, Bebeto e Michel Bastos; Axel (Paulo Sérgio), Carlos Alberto (Sérgio Manoel), Bilu e Fernandes (Adriano); Edmundo e Alexandre. Técnico: Adílson Baptista. Atlético-MG – Bruno; Leandro Castan, Cáceres e Lima; George Lucas (Henrique), Walker, Zé Antônio, Fábio Baiano e Rubens Cardoso; Marques e Catanha (Luís Mário). Técnico: Marco Aurélio. Gol: Catanha, aos 17? do 1.º tempo. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Rogério Carlos Rolim (PR). Cartões amarelos: Paulo Sérgio e Bilu (Figueirense); Bruno, George Lucas, Zé Antônio e Fábio Baiano (Atlético-MG). Cartão vermelho: Fábio Baiano (Atlético-MG). Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.