W.O.

Atlético-MG peita CBF e não vai a campo contra a Chapecoense

Presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno garante que clube não viajará para Chapecó. Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Se depender do Atlético-MG, a partida da equipe mineira contra a Chapecoense, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Condá, não será realizada. Mesmo com a CBF exigindo que o confronto aconteça, como uma homenagem ao time catarinense. Em um pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira (1), o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, afirmou que o clube não viajará para Santa Catarina.

“Vim aqui somente informar que o Atlético não irá jogar contra a Chapecoense, não irá para Chapecó jogar a ultima partida. A gente acredita no esporte, respeita a dor, não é o momento de cobrar de jogador nenhum a essência do esporte. Já comuniquei à CBF. Conversei com o presidente da CBF, Marco Polo, que concordou. Nessa partida, o Atlético não irá. Provavelmente, a maior punição é a perda dos três pontos. Isso não altera nada. É o mínimo que tem que ter pelos familiares, pela cidade e pelo país que está sofrendo com isso. Muito obrigado e bom dia à todos”, afirmou o dirigente.

Caso o Galo realmente não apareça em campo, ele perderia o jogo por W.O. De acordo com o Regulamengo Geral das Competições da CBF, no Artigo 59, Um clube pode ser punido pelo STJD com a perda de todos os resultados até então caso abandone o campeonato. No entanto, se isto acontecer apenas nas últimas três rodadas, “as partidas correspondentes serão consideradas perdidas à semelhança dos casos de não comparecimento do clube a campo, prevalecendo os demais resultados”.

Na quarta-feira (30), o presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, revelou que o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, afirmou que o duelo contra o Atlético-MG teria que ser realizado de qualquer jeito.

“Conversei com o presidente del Nero e ele me falou o seguinte: contra o Atlético-MG vamos fazer um grande evento em Chapecó. Eu respondi que não temos 11 (jogadores) para colocar em campo. E ele me falou ‘vocês tem, vocês tem categoria de base, os próprios jogadores que vão se recuperar do departamento médico, e completem o time com os juniores. Não importa o resultado, tem que fazer uma grande festa, que vocês merecem, Chapecó merece, Santa Catarina merece e o Brasil merece”, disse o dirigente.

Por conta do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, a última rodada foi adiado para o domingo dia 11 de dezembro.