O Atlético Mineiro venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, em partida disputada no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com o triunfo, o Atlético se recuperou da eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Também eliminado, o Vasco voltou à elite com derrota.
O Atlético foi melhor no primeiro tempo. Ricardinho teve espaço para fazer jogadas, Diego Tardelli correu bastante e criou boas oportunidades, e Muriqui também chegou com perigo pela esquerda. O Vasco, muito acuado em seu campo, teve Philippe Coutinho como sua melhor opção ofensiva. Élton também levou perigo ao gol atleticano.
O primeiro gol do Atlético saiu aos 9 minutos. Em velocidade, Diego Tardelli passou por Paulinho, invadiu a área pela esquerda e cruzou. Ricardinho finalizou, Thiago Martinelli tentou cortar, mas o meia pegou a sobra e finalizou, colocando sua equipe em vantagem.
O Atlético chegou ao segundo gol aos 18 minutos. Diego Tardelli chutou cruzado e Muriqui, quase embaixo do gol, completou a finalização, fazendo 2 a 0 para o time mineiro.
O Vasco esboçou uma reação no início do segundo tempo. Aos nove minutos, após uma cobrança de escanteio, Dedé cabeceou, Aranha saiu mal e espalmou no meio da área, e Élton se jogou para tocar para dentro do gol.
Depois do gol do Vasco, ambos os times diminuíram o ritmo. O Atlético passou a segurar o placar e o adversário não conseguiu empatar. Vanderley Luxemburgo até tentou dar mais velocidade ao time da casa substituindo Ricardinho por Júnior, mas a troca não surtiu efeito.
Aos 39 minutos do segundo tempo, o Atlético teve boa chance para ampliar. Em ataque pela esquerda, Muriqui tocou para trás e Evandro chutou rente à trave esquerda, na rede pelo lado de fora.
No próximo sábado, o Atlético enfrentará o Prudente, no Estádio Prudentão. Já o Vasco voltará a jogar no domingo, quando receberá o Palmeiras, no Estádio de São Januário.
Ficha técnica
Atlético-MG – Aranha; Coelho (Evandro), Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Correa, Fabiano (Carlos Alberto) e Ricardinho (Júnior); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Vasco – Fernando Prass; Paulinho, Thiago Martinelli, Dedé e Ramon; Nilton, Souza, Magno (Léo Gago) e Philippe Coutinho; Dodô (Caíque) e Elton. Técnico: Gaúcho.
Gols – Ricardinho, aos 9, Muriqui, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Élton, aos 9 minutos do segundo tempo.
Local – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Cartões amarelos – Fabiano, Ricardinho, Leandro e Carlos Alberto (Atlético-MG); Paulinho (Vasco).
Árbitro – Elmo Alves Rezende (GO).
Renda – R$ 233.842,50.
Público – 12.790 pagantes.