Atlético Mineiro e Botafogo empataram por 1 a 1 neste domingo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, em partida disputada com o Mineirão lotado. O duelo entre o líder e o lanterna da competição foi equilibrado, apesar da distância entre as duas equipes na classificação do torneio.

continua após a publicidade

O Atlético-MG não conseguiu se recuperar da derrota na última rodada para o Barueri e chegou aos 18 pontos. A equipe pode perder a liderança do Brasileirão em caso de vitória do Internacional e Náutico. Já o Botafogo segue na lanterna da competição, com apenas oito pontos, e há três jogos sem vencer.

Com quase 50 mil pessoas no Mineirão, o Atlético-MG tentou pressionar o Botafogo no início do duelo e teve um gol anulado aos 13 minutos, porque o árbitro Sálvio Spínola viu impedimento de Welton Felipe, que completou para as redes após cobrança de falta de Júnior.

O Atlético-MG, porém, marcou o seu gol logo em seguida. Aos 15 minutos, Carlos Alberto cruzou para Eder Luís, de cabeça, abrir o placar. O Botafogo, porém, não se abateu com o gol do adversário, equilibrou o jogo, principalmente em jogadas de bola parada, com Juninho, que obrigou Aranha a fazer boa defesa aos 18 minutos. Aos 23, o zagueiro bateu falta da entrada da área, sem chance de defesa, empatando o duelo.

continua após a publicidade

A entrada de Júlio César no intervalo deixou o Atlético-MG com três atacantes e mais ofensivo no segundo tempo. A equipe mineira, porém, tinha dificuldades para superar a retranca botafoguense. A melhor chance do time de Belo Horizonte surgiu aos 20 minutos, em finalização de fora da área de Diego Tardelli, defendida pelo uruguaio Castillo.

Sem conseguir marcar, o Atlético-MG passou a errar muitos passes e o Botafogo começou a ser perigoso em contra-ataques. Novamente as principais chances da equipe carioca surgiram em cobranças de falta do zagueiro Juninho. Dessa vez, porém, o botafoguense parou no goleiro Aranha, que fez boa intervenção aos 23 minutos.

continua após a publicidade

O Atlético-MG volta a jogar no próximo domingo. A equipe vai enfrentar o rival Cruzeiro, que deve atuar com uma equipe mista, já que está na final da Copa Libertadores. Já o Botafogo entra em campo no sábado, em Florianópolis, em duelo direto na luta contra o rebaixamento.

Ficha Técnica:

Atlético-MG 1 x 1 Botafogo

Atlético-MG – Aranha; Carlos Alberto, Alex Bruno, Welton Felipe e Júnior; Renan (Marcos Rocha), Jonílson, Márcio Araújo e Renan Oliveira (Júlio César); Éder Luís (Alessandro) e Diego Tardelli. Técnico: Celso Roth

Botafogo – Castillo; Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Thiaguinho (Leo Silva), Batista, Renato (Tony) e Lúcio Flávio; Jean Coral (Laio). Técnico: Ney Franco

Gols – Eder Luís, aos 15, e Juninho, aos 23 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos – Alex Bruno e Carlos (Atlético-MG); Renato, Emerson e Léo Silva (Botafogo)

Juiz – Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)

Renda – R$ 730.185,00

Público – 48.651 pagantes

Local – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)