Um Furacão passou pela costa catarinense e soprou para longe o tabu do Atlético nunca ter vencido o Figueirense em campeonatos brasileiros. Atuando com muita velocidade e encaixando contra-ataques com precisão, o rubro-negro goleou por 6 a 3.
O resultado dilatado também sepultou a incômoda situação que perdurava desde 2000, ano da última vitória atleticana fora de casa na abertura da competição nacional. O próximo compromisso do Furacão está marcado para o próximo sábado, contra o Internacional, na Arena da Baixada.
Aproveitando o fator casa, o Figueirense partiu para cima do Atlético utilizando as laterais do campo e pressionou nos sete primeiros minutos. Levou perigo apenas com um chute de Chicão, que aproveitou a bobeada da defesa rubro-negra, após a cobrança de escanteio, e emendou um forte chute. O Furacão soube se defender e colocou velocidade na troca de passes. Assim, conseguiu o escanteio que resultou no primeiro gol. Aos 10 minutos, Evandro cobrou e Danilo subiu sozinho para cabecear e marcar o 1.º gol do Brasileirão. Nem bem tinha assimilado o golpe, o Figueirense tomou o segundo. Alex Mineiro deu um passe preciso para o lateral Nei, que cruzou e encontrou Pedro Oldoni sozinho na pequena área. O jogador só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
A partir desse lance, o time catarinense se desestruturou e deu chances ao Furacão. Marcando forte e saindo rápido no contra-ataque, o Atlético ampliou sua vantagem. Aos 30, mais uma vez Alex Mineiro lançou Pedro Oldoni, que se livrou do goleiro para marcar o 3 a 0.
No final da 1.ª etapa, o Figueirense reagiu. Após a cobrança de falta na intermediária, a defesa atleticana vacilou e Chicão cabeceou sozinho para descontar.
O 2.º tempo começou com a mesma pressão do Figueirense, mas aos 10 minutos veio o balde de água fria. Alex Mineiro mostrou sua habilidade para fazer o quarto gol atleticano, aproveitando lançamento e chutando na saída do goleiro Wilson. O time catarinense sentiu o golpe e o Furacão continuou explorando as jogadas em velocidade, com boa troca de passes entre Ferreira e Alex. Aos 35, a dupla funcionou novamente e o artilheiro do paranaense fez seu 2.º gol na partida.
A partir daí, as duas equipes esqueceram a marcação e foi uma chuva de gols. Ramon e André Dias fizeram para o Figueirense e o colombiano Dayro Moreno pôs números finais ao jogo. O resultado dilatado foi festejado pelo destaque da partida, Alex Mineiro. ?Foi uma bela vitória. Uma grande partida onde encaixamos vários contra-ataques?, analisou.
Campeonato Brasileiro- Série A – 1ª rodada
Figueirense x Atlético
Figueirense: Wilson; Felipe Santana, Vinicius (Wagner) e Edson ; Ruy, Chicão, Henrique, Cleiton Xavier e André Santos; Victor Simões e Ramon. Técnico: Mário Sérgio.
Atlético: Guilherme, Jancarlos, Danilo, Marcão e Nei; Erandir, Alan Bahia (Roberto), Evandro e Ferreira (Netinho); Alex Mineiro e Pedro Oldoni. Técnico: Vadão
Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS)
Assistentes: José Otávio Dias Bitencourt (RS) e Luiz Roberto Porto Guaranha (RS)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Cartões amarelos: Alan Bahia (A) e Vitor Simões (F) no 1º tempo; Evandro (A) no 2º tempo
Gols: Danilo (A) aos 10?, Pedro Oldoni (A) aos 12? e 30?; Chicão (F) aos 38 do 1º tempo, Alex Mineiro (A) 10? e 35?; Ramon (F) aos 38?; Dayro Moreno (A) aos 39? e André Santos (F) aos 41?do 2º tempo
Público pagante: 6.222
Público total: 6.611
Renda: R$ 41.732,50