A parceria firmada entre Atlético e Olimpi Rustavi, da Geórgia, começa efetivamente a se concretizar. Cinco jogadores do Furacão viajarão, provavelmente amanhã, para a cidade de Rustavi, próxima a capital Tblisi, para integrar o grupo que disputa as eliminatórias da Liga da Europa.

continua após a publicidade

Eles serão os reforços brasileiros para que o clube georgiano, que conta predominantemente com atletas locais, possa prosseguir as fases seguintes na competição europeia.

Já para os jogadores atleticanos representa o sonho de atuar na Europa, mesmo num centro de menor expressão. Os cinco que embarcam nessa nova empreitada são os atacantes Jonatas e Anderson Aquino, o zagueiro Alex Fraga, o lateral Gerônimo e o meia-atacante Choco.

“Estou animado. É a primeira oportunidade de jogar fora e quero jogar a Copa da Uefa (Liga da Europa) que é uma grande oportunidade para mostrar meu futebol e aparecer”, afirmou Jonatas que está com 26 anos e no Atlético desde 2005 entre idas e vindas.

continua após a publicidade

Vantagens não faltarão aos atletas que escolheram jogar na Geórgia. Eles continuarão recebendo os salários do Atlético e contarão com uma ajuda de custo do time local, estimada em 5 mil dólares.

Além disso terão à disposição automóvel, alimentação e hospedagem. No contrato também consta a participação em, no mínimo, 10 amistosos internacionais.

continua após a publicidade

A viagem em grupo também é outro fator que empolga os atletas pois não estarão sozinhos numa terra longínqua e com hábitos diferentes. Isso facilita a adaptação ao novo país.

Business

Toda a negociação entre os clubes teve início a partir de um estágio realizado por um atleta da Geórgia no CT do Caju. O garoto participou de atividades junto com o grupo de juniores do Furacão e a passagem rendeu as primeiras conversações.

“O jogador passou 6 meses aqui e a partir da formação que teve no CT, eles (clube da Geórgia) voltaram a nos procurar”, afirmou o presidente rubro-negro Marcos Malucelli.

A formalização da parceria será benéfica ao Atlético na visão de seus dirigentes, já que conta com o aval do governo federal daquele país e envolve muito mais do que apenas o envio de atletas brasileiros para o velho continente.

Para Malucelli, o acordo firmado é de médio e longo prazo e remete à formação de atletas da Geórgia, possibilidade de treinamento da seleção daquele país nas dependências do CT do Caju, pré-temporada da equipe do Rustavi, além de intercâmbio entre comissões técnicas e tecnologia na área esportiva.

O diretor de futebol Ocimar Bolicenho também destaca que essa iniciativa estreita o relacionamento do Atlético com o Leste Europeu – clube já conta com jogadores negociados com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia (Jadson e Fernandinho) – e abre ainda mais o mercado para os jogadores do Furacão.

Todos os atletas que irão para à Geórgia têm vínculo com o Atlético para que numa futura negociação o clube paranaense possa se beneficiar. Gerônimo e Anderson Aquino, inclusive, prorrogaram seus contratos com o Rubro-Negro antes de partir para carreira internacional.

Jogos

O próximo desafio do Olimpi Rustavi na Liga da Europa é na quinta-feira contra o B36 das Ilhas Faroe, em território georgiano. É o jogo da volta e a equipe da casa tem tudo para se classificar porque venceu fora por 2 a 0.

Os jogadores do Atlético torcem para a classificação da futura equipe, pois pretendem estrear em solo europeu já na 2.ª fase da competição contra o Legia Varsóvia, da Polônia. As partidas estão agendadas para os dias 16 e 23 de julho.