Foto: Walter Cuco Alves |
O colombiano Ferreira comemora o primeiro gol do Atlético no clássico Atletiba. continua após a publicidade |
É comum dizer que jogo equilibrado é decidido nos detalhes. Neste Atletiba, disputado no Couto Pereira em um dia cinzento e frio, não foi diferente e nos vacilos da zaga alviverde o Atlético construiu o placar e venceu o Coritiba pelo placar de 2 a 0, gols de Ferreira e Alan Bahia, todos no segundo tempo.
Os dois clubes vinham motivados e em pé de igualdade para esta partida. Ambos venceram seus jogos anteriores e, até então, estavam invictos e lideravam o certame, com uma ligeira vantagem de um gol a mais para o time rubro-negro.
A partida começou com o Atlético pressionando. O fato do time estar há mais tempo jogando pesou na hora do clássico e a equipe atleticana se aproveitou disso e obteve as melhores chances no início do duelo. O Coritiba, meio nervoso, foi aceitando o domínio adversário que constantemente incomodava o goleiro Edson Bastos.
Aos poucos, o Coxa tratou de equilibrar o confronto e, pouco tempo depois, impôs sua supremacia em campo. Todavia, os ataques eram seguidamente desperdiçados, seja por firula dos jogadores ou simplesmente pela falta de um jogador que finalizasse as jogadas.
Apesar do bom início, o técnico Ney Franco não gostou do desenrolar do jogo e cobrou mais atitude de seus comandados. A bronca parece ter surtido efeito, pois o duelo voltou a ficar equilibrado novamente, mas as duas equipes teimavam em dar um toque a mais na hora das finalizações.
Lembra no começo do texto sobre os detalhes que levam a uma vitória? Pois então, aos 20 minutos, após um escanteio batido por Netinho, Edson Bastos espalmou a bola e ela caiu nos pés do craque Ferreira, que estava livre de marcação, fintou um marcador e bateu no canto baixo do goleiro Coxa-Branca para abrir o marcador.
Com o péssimo resultado, o Coritiba tratou de ir para frente, mas de forma desorganizada e sem um finalizador eficiente, as chances criadas iam sendo desperdiçadas uma a uma, para desespero do torcedor alviverde que compareceu em bom número ao Couto Pereira.
No último minuto do jogo, o Coritiba tinha a seu favor uma falta na meia-lua. Pedro ken bateu muito mal e permitiu o contragolpe atleticano. Claiton foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Alan Bahia acabar de vez com as esperanças do Coritiba em ao menos empatar o jogo e decretando a vitória rubro-negra, que agora lidera isolado o Campeonato Paranaense.