Barcímio Sicupira Júnior, ou somente Sicupira, ou até “craque da 8”, como queira, é um dos maiores ídolos da história do Atlético – se não o maior deles. É o maior artilheiro dos 94 anos do clube e adorado por inúmeros torcedores, desde os mais velhos que o viram jogar, até os mais novos, que só o conhecem por fotos e histórias. Hoje, ainda trabalha com futebol, atuando como comentarista da rádio Banda B.
Para homenagear a bonita história que Sicupira tem dentro do clube, o Atlético lança hoje, a partir das 20h, no estacionamento da Arena da Baixada, o “Bicicletário Barcímio Sicupira Júnior”, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O projeto, voltada à sustentabilidade, pretende incentivar que os torcedores utilizem bicicletas para irem ao estádio, diminuindo o fluxo de automóveis nas ruas.
A partir de hoje, o torcedor que for de bicicleta à Baixada encontrará um estacionamento específico e seguro para deixar sua “bike” enquanto acompanha o Furacão em campo. Além disso, o projeto possibilitará a divulgação do Programa Ciclovida, feita por alunos bolsistas da UFPR durante as partidas e a promoção de passeios ciclísticos.
Sicupira
O nome do bicicletário foi uma sugestão do narrador da rádio Banda B, Jaques Santos, que ao saber da iniciativa do Atlético, propôs duranta o programa “Balanço Esportivo” que o local recebesse o nome de Sicupira, que enquanto era jogador do Furacão, fez muitos gols de bicicleta. Inclusive o primeiro tento marcado pelo “craque da 8” com a camisa rubro-negra foi justamente de bicicleta.
A sugestão de Jaques foi enviada para o Departamento de Marketing do Atlético, que no mesmo dia aceitou a ideia e resolveu levá-la adiante, como uma bonita forma de homenagear o maior artilheiro da história do clube, que tantas alegrias trouxe ao torcedor rubro-negro. Sicupira, aliás, deve estar presente na inauguração do bicicletário.