Foto: Orlando Kissner/Tribuna |
Dagoberto é a esperança da torcida rubro-negra ano que vem. |
O planejamento do Atlético para a próxima temporada ainda não está completamente pronto, mas o primeiro objetivo já está traçado: a conquista da Copa do Brasil. Depois de provar e gostar de participar de torneios internacionais, o Rubro-Negro quer montar um time forte para voltar a ganhar títulos no Brasil e se garantir na Copa Libertadores em 2007. Para tanto, a idéia é manter a base atual e ainda se reforçar para continuar crescendo no País e no exterior.
"Vamos nos preocupar em ter um grupo realmente forte, mas enxuto, já no início da temporada para que nós possamos nos dedicar, preliminarmente, ao Campeonato Paranaense e, como prioridade um a disputa da Copa do Brasil", revela o consultor técnico Borba Filho. De acordo com ele, ao contrário de outros anos, dessa vez o clube irá priorizar essa competição no primeiro semestre. "Nós pretendemos disputar para ganhar, até porque a Copa do Brasil é o caminho mais curto para chegar na Libertadores", explica.
De acordo com ele, após a Copa do Brasil, a dedicação será dividida entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. "O Atlético tem uma responsabilidade fora do País, queira ou não, como vice-campeão da América, e no Brasileiro vamos tentar recuperar o terreno que nós perdemos em 2005", aponta. Segundo ele, se o time tivesse um pouco mais de sorte neste ano, poderia estar disputando uma vaga para o principal torneio continental de 2006.
Para conseguir isso, os primeiros passos já estão sendo dados. O esqueleto do time está garantido com o goleiro Tiago Cardoso, os zagueiros Paulo André e Danilo, os alas Jancarlos, Ivan e Michel Bastos (que está no Figueirense e deve regressar), os meias Evandro, Cristian e Ferreira e os atacantes Dagoberto, Dênis Marques e Schumaker. "O Atlético sabe que é muito importante que tenhamos um time forte. Ao contrário do ano passado, nós temos uma espinha dorsal montada e vamos precisar de um reparo e um acerto aqui e ali para moldar uma equipe forte já para o início de temporada", diz.
O planejamento está preparado e a volta programada para o dia 2 de janeiro. "Nós estamos nos programando para que o Atlético vá a campo, no dia 11 de janeiro, e possa ser representado da melhor maneira possível, porque não vamos deixar de lado o Campeonato Paranaense", finaliza Borba.
Ansioso pela estréia
O zagueiro João Leonardo chegou ao Atlético no final de setembro e até agora não conseguiu fazer a estréia. Além da concorrência forte, ele teve que se recuperar de uma lesão na panturrilha, mas já está liberado e com esperanças de poder atuar em uma das duas partidas finais do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro. Pedigree ele tem. Além de ter atuado pelo Guarani, o beque teve ótimas passagens pela seleção brasileira sub-20.
"Espero ter uma chance agora, no final. É uma pena ter somente dois jogos para acabar o campeonato, mas espero estar na partida de domingo", analisa o zagueiro. Para ele, não chega a ser frustrante ficar só treinando e não receber oportunidades na equipe. "Não, porque cheguei no meio da competição, o time estava pronto, formado e entrosado e tive que esperar a minha chance e espero que seja no domingo", projeta.