Valquir Aureliano
Paulo André diz que o campeonato
é longo e tudo pode acontecer.

E por quê não? A vitória sobre a Ponte Preta reacendeu o ímpeto do Atlético, que volta a sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. Com uma competição tão equilibrada e com o confronto com os principais candidatos, o Rubro-Negro volta a pensar em repetir 2001. O primeiro passo será garantir os seis pontos nos dois próximos jogos para entrar de vez na disputa pelo caneco. Na numerologia pela posição 1, o Furacão só tem 0,4% de chances, mas para quem vem tirando vantagem do líder Corinthians, as próximas 20 rodadas prometem.

continua após a publicidade

?Se a gente confirmar esses seis pontos que a gente tem para disputar na Arena com certeza a gente volta a brigar ali em cima?, projeta o zagueiro Danilo. Por isso, ele coloca as vitórias sobre Juventude e Santos como fundamentais para entrar definitivamente na briga pelo título. ?Um tropeço nosso e a situação fica mais difícil. Então a gente precisa encarar esses dois jogos como decisivos para voltar a sonhar com o título?, aponta.

Se não der para chegar ao topo, o pensamento dos jogadores é que o Furacão garanta nova vaga na Copa Libertadores da América. ?O campeonato é longo e a gente sempre busca a primeira colocação. Claro que no final das contas, se a gente chegar a uma Libertadores, ninguém vai reclamar. Mesmo assim, enquanto há tempo e há negociações, a gente vai lutar?, analisa o também zagueiro Paulo André.

Mesmo com números desfavoráveis (0,4%), a competição é dinâmica e rodada a rodada o Atlético poderá subir sua cotação. Pelo menos para se garantir numa Libertadores ou até numa Copa Sul-Americana. Antes da abertura do segundo turno, o Rubro-Negro estava a 14 pontos do líder. Agora, está a 11. Como Corinthians e Santos estão no caminho do Furacão, as chances podem aumentar mais em caso de vitória contra esses concorrentes diretos.

continua após a publicidade

Outro fator importante levantado pelos jogadores é o equilíbrio da competição. ?Cada jogo é diferente. Não é porque hoje você ganha do líder que amanhã você vai ganhar do segundo ou do último colocado. O campeonato está muito equilibrado e vai ser definido nos detalhes. Uma expulsão, uma falta boba pode definir a situação do jogo?, destaca Paulo André.

E como o Rubro-Negro está se encontrando na competição, a tendência é o time subir cada vez mais. ?Tudo está acontecendo do jeito que a gente queria. Espero que, no jogo de sábado, nossa equipe consiga colocar uma boa marcação novamente?, finaliza o atacante Lima.

continua após a publicidade

STJD define escalação do Rubro-Negro

Sai o técnico Antônio Lopes e entra o tapetão no acerto da equipe do Atlético para a partida de amanhã contra o Juventude. É isso mesmo. Mesmo treinando a equipe pela manhã, o Delegado terá que esperar o julgamento da tarde para saber se poderá contar com o ala-esquerdo Marcão e com o meia Ferreira. Os dois serão julgados pelo STJD pelos vermelhos tomados contra o São Caetano e poderão ficar de fora da 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Se o Rubro-Negro enviar um advogado para defender os atletas, a tendência é que eles peguem a pena mínima e possam atuar amanhã. O meia Evandro estava no artigo 250 (atitude inconveniente, um a três jogos de suspensão) e como foi julgado à revelia acabou sendo enquadrado no 254 (jogada violenta, dois a seis jogos de gancho). Pegou a pena mínima e está fora dos jogos contra Juventude e Santos porque cumpre também suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

No 254 está o meia Ferreira. Com uma boa defesa, ele poderá ser desclassificado para o 250 e pegar pena mínima de um jogo, que já foi cumprido. O mesmo vale para Marcão, que já está no 250, foi expulso pelo segundo cartão amarelo e também não deve ter problemas. Depois da mancada de quarta-feira, o departamento jurídico do clube deve ter tomado todas as providências para evitar nova vacilada.

Se eles puderem atuar, terão presença na equipe do Delegado, que também contará com a volta de Jancarlos e de André Rocha. O restante da equipe não deverá sofrer alterações. O provável time para amanhã deverá ter Diego; Danilo, Paulo André e Douglas; Jancarlos, Alan Bahia, André Rocha (Ticão), Ferreira e Marcão; Lima e Finazzi.