Se contra o Internacional, o técnico Abel Braga não teve tempo de acertar o Atlético como queria, agora não tem desculpa. Com uma semana para treinar, o comandante rubro-negro pôde fazer os ajustes necessários para o time voltar a vencer no campeonato brasileiro. As novidades serão os retornos do volante Douglas Silva e do atacante Kléber, além da entrada de Ivan na lateral-esquerda. Opções que recolocam a equipe novamente no esquema 4-4-2 já utilizado por Valdyr Espinosa e Gílson Nunes.
O treinador explica que tanto faz colocar um terceiro zagueiro ou um segundo volante. “É praticamente a mesma coisa. Só muda o posicionamento”, aponta. Escolhido pelo treinador, Douglas Silva diz que vai atuar recuado, mas com a possibilidade de se adiantar ao meio-de-campo. “Vou ficar na marcação pelo lado esquerdo e com a liberdade de atuar como volante”, explica o jogador. Segundo ele, esse esquema já foi utilizado em algumas partidas e, com sucesso. “Se for analisar essas partidas, nós fizemos um excelente jogo. Agora, é fazer o melhor possível porque a única coisa que nos interessa é a vitória.”
Além de mudar o esquema, Abelão também foi obrigado a mudar na ala-esquerda. Sem poder contar com Fabiano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador optou pela solução natural. O garoto Ivan terá assim a sua primeira oportunidade de começar como titular num Atletiba. “É um jogo importante para o Atlético poder conseguir as vitórias novamente”, diz o jogador.
A outra mudança será no ataque. Com a volta de Kléber, que cumpriu suspensão automática pela expulsão contra o Figueirense, o técnico preferiu sacrificar Dagoberto e manter Alex Mineiro. Ontem, com o time já definido, Abelão comandou apenas um treino recreativo para movimentar o elenco e quebrar a tensão da concentração. Além dos titulares, ele convocou para o banco de reservas os seguintes jogadores: o goleiro Adriano Basso, o zagueiro Wellington Paulo, os meias Alan, David, Preto e Vital e o atacante Dagoberto.