Com a chegada do verão, o Atlético iniciou esta semana a troca de parte do gramado da Kyocera Arena. Com muita umidade e pouco sol na área rente aos bancos de reservas e sem o tempo necessário para semear um tipo de vegetação mais adequado ao clima quente, cerca de três mil metros quadrados de grama serão substituídos e recuperados até o início da temporada 2006. Na próxima semana já começa a replantagem.
?Todo começo de inverno a gente semeia a Ryae grass, grama de inverno, que se desenvolve com temperaturas mais baixas e umidade grande. Mas, com a chegada do verão e temperaturas de 30ºC ela começa a morrer?, explica Péricles Macedo, da área patrimonial do Rubro-Negro. Assim, caso o clube não faça a troca, essa grama desaparecerá e o tipo de verão (bermuda 419) demorará demais a pegar. ?Isso levaria de 45 a 60 dias para fechar de novo e nós não temos esse prazo e o aspecto ficaria horrível, falhado?, apontou.
De acordo com Péricles, o terreno já está sendo preparado para receber os novos tapetes. ?Eles vêm nas mesmas características que tem no resto do gramado, colocamos a grama, rejuntamos, adubamos e no dia 10 de janeiro o gramado está bom de novo?, finalizou. Ele garante que tudo estará perfeito para o time voltar a jogar no Campeonato Paranaense. ?Quando a gente voltar, o gramado estará uniforme e poucas pessoas irão perceber que foi feita a mudança?, destacou.
De acordo com ele, essa é a única alternativa que o clube tem para iniciar a temporada com o gramado em ordem. ?O nosso gramado é o mesmo de outros estádios, a base dos melhores gramados é a bermuda. Mas, nós temos aquela faixa de sombra e muita umidade. Além disso, o tempo de Curitiba é muito complicado, esquenta, esfria e a grama tem uma reação diferente?, disse. O custo para isso, segundo Péricles, é baixo se comparado com o restante da manutenção do estádio.
Evaristo já tem o time pronto pra despedida
Acostumado ao sol de 30.º C, o carioca Evaristo de Macedo aproveitou o tempo bom no CT do Caju para definir o Atlético para a partida de domingo contra o São Paulo. Sem poder contar com o zagueiro Paulo André, vetado para a partida, ele manteve o sistema 3-5-2 e promove os retornos de Danilo e Evandro. Hoje, o elenco começa a realizar exames médicos antecipando a próxima temporada. A partida contra os paulistas está programada para às 16h, no Morumbi.
?A equipe que vai jogar já está treinando. Vamos fazer um rápido apronto na sexta-feira (amanhã) para a gente ter aquele ?famoso jogador?, o entrosamento?, antecipou o treinador. A idéia de Evaristo era contar com força máxima na partida contra o São Paulo para se despedir em grande estilo da temporada. ?Infelizmente, não dá para recuperá-los?, lamentou.
Depois de perder Aloísio, Lima e Marcão, todos negociados, esta semana Paulo André sentiu uma contratura e não estará em campo. Mesmo assim, a expectativa é fazer uma partida forte diante do mesmo adversário da final da Libertadores. ?O São Paulo é um time que joga e deixa jogar. Não tem grandes marcadores, então, o prenúncio é de um bom jogo de futebol porque nós não somos um time de marcação cerrada?, analisou.
Se nenhum imprevisto acontecer até domingo, as novidades da equipe serão a volta de Danilo, após cumprir suspensão automática, e Evandro, que foi poupado contra o Paysandu devido a dores musculares. Deixam a equipe o volante André Conceição e o atacante Dênis Marques. Contra o Tricolor, o Furacão deve formar com Diego; Danilo, Adriano e Durval; Jancarlos, Alan Bahia, Cristian, Evandro e Moreno; Ferreira e Finazzi.
Sem tempo no início da próxima temporada, o Atlético já iniciou ontem os exames médicos no grupo de jogadores. ?Estamos agilizando o início da temporada. Esses testes não vão interferir em nada neste momento e não sofrem mudanças de resultado no começo do ano. Estamos fazendo por questão de logística, para agilizar o ano que vem?, explicou o médico Alexandre Cabral. Já foram realizados testes ergométricos em parte do elenco e, para amanhã, está previsto ecocardiogramas em outro grupo.
Campanha de Diego se volta pra idosos
A tradicional campanha de final de ano do goleiro Diego este ano muda um pouco de foco. Depois de ajudar as crianças em outras épocas, agora ele pede donativos para os idosos, como livros e artigos de higiene pessoal. Na próxima segunda-feira, ele estará na Kyocera Arena recebendo os torcedores e trocando as doações por autógrafos e fotografias.
?É compromisso meu, já há alguns anos, promover campanhas pensando sempre nas pessoas que, nesta época, situam-se no universo dos esquecidos.
Neste ano, a campanha focalizará adultos e idosos?, diz o arqueiro. Segundo ele, tudo que for arrecadado será enviado para casas de saúde, asilos e até penitenciárias. ?Muitas pessoas não recebem presentes, visita de amigos e familiares, nem sequer são lembrados com cartões ou telefonemas?, justificou.
Assim, quem quiser colaborar com a campanha do arqueiro do Rubro-Negro pode levar livros de literatura em geral, sabonete, creme dental, escova de dentes, cotonetes, desodorantes, xampus, aparelhos de barbear descartáveis, fraldas geriátricas, pentes e escovas de cabelo, etc. O local para receber os donativos será o Pra Já (Comes e Bebes), na segunda-feira, dia 5, das 17 às 21h.