Logo após o término da participação atleticana no Brasileirão 2009, o diretor de futebol, Ocimar Bolicenho, informou que haverá reformulação no elenco e que para a disputa do Campeonato Paranaense a intenção é trabalhar com 28 atletas.
Desta maneira, as dispensas e empréstimos já estão sendo encaminhados pela diretoria rubro-negra. Foi confirmado que os jogadores cujos contratos encerram em dezembro não serão renovados.
Nesta leva entram os atacantes Rodrigo Tiuí e Brasão, o zagueiro Everton e o volante Rafael Miranda. Outros jogadores que mantém vínculo com o Furacão, mas não devem ser aproveitados em 2010 são Rafael Moura, Choco, Geílson, Welington, Carlão e Vinícius.
Todos tiveram participação mínima no Brasileirão e devem ser colocados em disponibilidade ou emprestados. O zagueiro Ronaldo, caso não entre em acordo com a diretoria sobre a renovação (tem contrato até maio de 2010), também estará fora dos planos.
Ainda podem fazer parte dessa lista o goleiro Renan Rocha e o meia Jhonatan que interessam ao Marília(SP), segundo a imprensa paulista, e outros jovens valores para ganhar experiência.
O Atlético também possui vários jogadores que retornarão de empréstimo, os de maior destaque são o colombiano Ferreira, Alan Bahia e Gustavo Lazzaretti.
Porém, a valorização desses atletas deve impedi-los de voltar a vestir a camisa rubro-negra. Alan Bahia inclusive é sondado pelo Grêmio.
Ferreira poderá ter seu empréstimo com o Dallas prorrogado por mais uma temporada.
Quanto aos demais atletas emprestados, o Furacão vai encaixá-los em outras equipes.
Eles devem servir como moeda de troca para a contratação de novas peças para reforçar o grupo atual.
Ainda está indefinida a situação do lateral Nei, que discute sua permanência no clube. Quanto a Wesley, a diretoria do Furacão entrará em contato com a nova direção santista para negociar. No fim de semana passado aconteceram eleições no Alvinegro praiano e a chapa de oposição saiu vitoriosa.
Quem assumiu o clube foi Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. O contrato de Wesley com o Atlético encerrou ontem. Outros dois atletas (Galatto e Valencia) também podem ser negociados, caso cheguem boas ofertas ao clube, conforme já expressado pela diretoria anteriormente.
De acordo com Bolicenho a intenção é contratar entre 5 a 6 jogadores para a próxima temporada. As posições não foram confirmadas pela diretoria atleticana, porém com a saída dos atletas fica evidente que o Atlético procura pelo menos um goleiro (caso Galatto seja negociado), um zagueiro, um meia e atacantes.