Valquir Aureliano |
Lima marcou dois gols em noite inspirada do lateral Jancarlos. |
Muito fácil. Jogando no ataque praticamente o tempo inteiro contra uma equipe quase totalmente retrancada, o resultado não poderia ser outro. O Atlético não tomou conhecimento dos craques de outrora do Brasiliense e goleou o time do senador cassado Luís Estevão por 4 a 0. Com o resultado, o Rubro-Negro pula para a 8.ª colocação no Brasileiro. A goleada também embalou o Furacão para enfrentar o arquirrival Coritiba, sábado, no Couto Pereira.
O ataque estava com Dagoberto, Aloísio e Lima, mas quem acabou funcionando melhor e gerando as melhores jogadas foi o lateral-direito Jancarlos. Após um início tímido do Atlético, o lateral artilheiro mostrou que, cobrando falta, manda a bola onde quer. E foi assim que os comandados de Evaristo de Macedo liquidaram o Jacaré em poucos minutos. Primeiro, cobrou falta como só ele sabe e mandou para as redes. O goleiro França foi no lance só para sair na foto.
Não demorou muito para Jancarlos entrar novamente em ação. Da esquerda, ele mandou a bola na cabeça de Danilo, que colocou no canto. Com a vantagem de dois gols, o Furacão passou a cadenciar mais a partida. Foi a chance do time de Joel Santana tentar alguma coisa, mas esbarrou nas grandes defesas do goleiro Tiago Cardoso. Duas seguidas, aliás. Primeiro, com o veterano Oséas e, depois, numa cabeceada à queima-roupa de Jairo. O arqueiro mandou as duas bolas para fora.
Depois disso, somente as boas jogadas de Dagoberto. Endiabrado como sempre, ele fez gato e sapato da defesa adversária, mas faltou acertar as tabelas para chegar em condições de gol na área do Brasiliense. ?Eles têm vários jogadores perigosos e não podemos vacilar?, analisou o atacante Aloísio durante o intervalo.
Ele tinha razão. Principalmente o pentacampeão Vampeta, que apesar da malemolência quase marcou, com um bom chute de fora da área. Fora isso, a desmotivação do time do senador cassado era visível. Sem muita força, os amarelinhos foram baixando a guarda e dando os espaços para o Furacão voltar a soprar. O terceiro poderia ter saído com um pênalti que o árbitro não marcou em cima de Marcão. Mas, foi dos pés do capitão que saiu a jogada do primeiro gol de Lima. O artilheiro do time só desviou o cruzamento da esquerda.
Não demorou para sair o quarto. Como quis, Lima aparou o cruzamento de Jancarlos e mandou no alto. Daí em diante foi só festa da torcida atleticana, já pensando no Atletiba de sábado. Enquanto isso, Joel tentou fazer o que podia. Colocou quem tinha à disposição no banco, mas continuou dependendo mais dos chutes de Vampeta, que sempre paravam nas mãos de Tiago Cardoso.
CAMPEONATO BRASILEIRO
31.ª Rodada
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Marcos Viana Ibanez (RS)
Gol: Jancarlos aos 15 e Danilo aos 23 do 1o. tempo; Lima aos 15 e 32 do 2o. tempo
Cartões amarelos: Vampeta, Marcão, Marcelinho Carioca, Gérson, André Luiz
Renda: R$ 146.575,00 (R$ 64.247,69 líquidos)
Público pagante: 9.912
Público total: 11.792
Atlético 4 x 0 Brasiliense
Atlético
Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marcão; Alan Bahia, Cristian, Evandro (André Rocha) e Lima; Dagoberto (Juliano) e Aloísio (Finazzi). Técnico: Evaristo de Macedo
Brasiliense
França; Deda, Jairo e Dema; André Luiz, Gérson (Pituca), Róbston (Reinaldo Aleluia), Vampeta, Marcelinho Carioca e Márcio Careca (Cássio); Oséas. Técnico: Joel Santana