O Vasco desperdiçou uma grande oportunidade, neste sábado, de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O time carioca empatou com o Atlético Goianiense por 2 a 2, em Goiânia, e manteve a diferença de apenas dois pontos para o rival: 43 a 41 pontos. Nas outras quatro partidas do dia, Ceará, ABC, Brasiliense e São Caetano fizeram a lição de casa com vitórias.
O Vasco poderia ter saído do estádio Serra Dourada com uma grande virada. O Atlético começou vencendo por 2 a 0, com gols de Jairo e Juninho. O time goiano, contudo, não soube administrar o resultado e levou um gol de Carlos Alberto, de pênalti. Depois teve Jairo e Agenor expulsos. Com dois a mais, os cariocas cresceram e empataram com Elton. Aos 36 minutos, os visitantes tiveram chance de virar, em um pênalti, mas Carlos Alberto chutou nas mãos do goleiro Márcio.
O São Caetano se recuperou da derrota para o Bahia, na rodada passada, e bateu o Vila Nova por 3 a 1, em São Caetano do Sul. Os goianos saíram na frente com Otacílio, mas Anderson Marques, Adriano e Éverton Ribeiro garantiram a vitória paulista. O resultado mantém os donos da casa na briga pelo G-4, já que ocupam o quinto lugar, com 36 pontos.
Logo acima do São Caetano está o Ceará, que venceu o Bahia por 2 a 1, em um jogo equilibrado, na capital cearense. O time mandante chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com Geraldo e Mota. Os baianos descontaram com Nadson na etapa complementar. O Ceará chegou ao quinto jogo sem derrota e segue no quarto lugar, com 40 pontos.
O Brasiliense conquistou um importante resultado ao vencer o Fortaleza por 1 a 0, em Taguatinga – gol do meia Iranildo. Com a vitória, o time do Distrito Federal se afastou da zona do rebaixamento e chegou aos 30 pontos, na décima posição. O jogo marcou a estreia do técnico Reinaldo Gueldini no lugar de Heriberto da Cunha no Brasiliense.
Por fim, o ABC voltou a respirar depois de vencer o Juventude por 2 a 1, em Natal. Audálio e Júnior Negão marcaram para os potiguares, enquanto Léo Dias fez para os visitantes. A vitória tirou o time da casa da lanterna. Agora figura na penúltima posição, com 21 pontos – um a mais que o Campinense.
A rodada começou na última terça-feira com as vitórias de Portuguesa e Bragantino. Na sexta, o Guarani derrotou o Campinense e deu outro rumo ao acesso. O Paraná venceu o América-RN, enquanto a Ponte Preta só empatou com o Ipatinga.
Confira a 22.ª rodada da Série B:
Terça-feira
Portuguesa 3 x 1 Figueirense
Duque de Caxias 0 x 1 Bragantino
Sexta-feira
Guarani 3 x 0 Campinense
Paraná 2 x 1 América-RN
Ipatinga 0 x 0 Ponte Preta
Sábado
ABC 2 x 1 Juventude
São Caetano 3 x 1 Vila Nova
Atlético-GO 2 x 2 Vasco
Ceará 2 x 1 Bahia
Brasiliense 1 x 0 Fortaleza