Atlético ganha reforços de presente

Nada melhor do que comemorar o aniversário do clube com uma vitória sobre o rival Paraná, fora de casa, e com a possibilidade de encaminhar a classificação para a semifinal do Estadual. Mas para tanto, o Atlético tem que demonstrar a mesma garra apresentada em Irati e crescer no aspecto técnico. Por isso, Ney Franco ensaiou novos posicionamentos táticos visando a surpreender o adversário e garantir os três pontos, único resultado que interessa ao Rubro-Negro.

O treinador demonstra confiança na vitória, principalmente por causa da boa apresentação no último jogo e pela possibilidade de variações táticas que os recém-contratados propiciaram nos treinamentos.

Apesar dessas opções, Franco dá a entender que colocará em campo o mesmo time que venceu o Azulão, no último domingo. O sistema de jogo será o tradicional 3-5-2 com variação para o 4-4-2. O garoto Gabriel Pimba, destaque em Irati, já foi confirmado, independente do esquema utilizado.

Alternativas

O treinador ganhou opções para a montagem da equipe, fato bastante  comemorado no CT do Caju, pois desde a saída de Jancarlos e Claiton, havia certa dificuldade para mudar a forma de atuar do Furacão.

O volante Zé Antônio e o meia-atacante Rogerinho têm condições de jogo e vão compor o banco de reservas. Léo Medeiros, último contratado, teve a situação regularizada na Federação Paranaense e CBF e também está à disposição.

Dentre as novas alternativas exploradas pelo treinador está o lançamento do atacante Willian como ala pelo lado direito, mas jogando bem adiantado. ?Já treinamos o Willian fazendo essa função, pegando o lateral adversário, mas no ataque?, informou Franco.

A outra aposta é no polivalente Léo Medeiros. O volante foi apresentado oficialmente ontem à imprensa e afirmou que está pronto para jogar, independente da posição, e que quer ganhar títulos no Atlético, assim como fez no Flamengo e Ipatinga (MG), ao lado de Ney Franco.

O comandante explicou que Léo, por jogar em várias posições, pelo lado esquerdo, pode ser aproveitado como volante, ala, meia e também fazer um terceiro zagueiro.

Outro atleta que ainda não estreou oficialmente e também é uma alternativa ofensiva é o jovem atacante Wallyson. Ele foi relacionado para o banco de suplentes diante do Iraty e pode ganhar nova chance no clássico.

Maculan detona indicação de Héber pro clássico

Foto: Arquivo

Diretor de futebol rubro-negro afirma que o Atlético tem restrição ao nome de Héber em seus jogos.

A indicação de Héber Lopes para comandar o clássico não agradou a cúpula atleticana. O diretor de futebol Alberto Maculan disse que, nos últimos anos, o árbitro tem prejudicado o Rubro-Negro expulsando jogadores, intimidando-os e influenciando nos resultados. ?O próprio Héber e a Federação sabem que o Atlético tem restrição à escalação dele. É um bom árbitro e do quadro da Fifa. Mas nos jogos importantes do Atlético, desde 2001, temos problemas?.

Ele afirmou não entender o porquê do nome de Héber ter sido relacionado para o sorteio da Comissão de Arbitragem, já que o ?carequinha? apitou ontem jogo da Copa Libertadores. ?São jogos desgastantes para o árbitro, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Como é que ele vai chegar em Curitiba? A Federação não sabe como vai transcorrer o jogo lá. Se o árbitro vai chegar tranqüilo ou não?, indagou.

Maculan afirmou que Heber tem capacidade para conduzir o clássico, sendo um excelente árbitro tecnicamente, ?mas que se perde no lado emocional, principalmente contra o Atlético?.

?Só queremos isenção e que apite certo, para os dois lados. Se ele começar a apitar bem e de forma consecutiva nos jogos do Atlético, vamos começar a creditar esses erros do passado ao seu início de carreira e à falta de maturidade. E com o tempo, isso (a implicância) fica para trás e cai no esquecimento. Mas hoje estou preocupado?, finalizou o dirigente.

Já o técnico atleticano tem uma visão diferente do árbitro. ?Eu já indiquei o Héber duas vezes como o melhor árbitro do futebol brasileiro, quando estava no Flamengo. Tenho certeza que ele não terá interferência nenhuma no resultado do jogo. Temos que nos preocupar em jogar bola. Ele não está na Fifa por acaso. Vai ter os mesmos erros que qualquer árbitro?, afirmou Ney Franco.

Dia de soprar velinhas

Hoje o Furacão completa 84 anos. Fundado em 26 de março de 1924, resultado da fusão do Internacional e do América, o Atlético é um dos mais tradicionais e vitoriosos do Estado. No decorrer de sua história conquistou títulos de Campeão Brasileiro Série A (2001) e Série B (1995), 21 vezes campeão estadual, campeão do Torneio Seletivo e Campeão da Copa Sesquicentenário. Disputou três Copas Libertadores, alcançando o vice-campeonato em 2005. Pela Copa Sul-Americana representou o Brasil em duas oportunidades e foi até a semifinal em 2006.

O Atlético hoje possui uma das melhores infra-estruturas do País e da América Latina. A Arena da Baixada é considerada atualmente o estádio mais moderno do País ao lado do recém-construído Engenhão (Rio de Janeiro) e ganhará ampliação em breve, com o fechamento do primeiro anel. O estádio é a indicação do Paraná para a disputa por uma das sedes para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. Além disso, o Centro de Treinamento (CT do Caju) é referência nacional, abrigando a seleção brasileira e demais delegações estrangeiras quando de passagem por Curitiba.

Para comemorar uma data tão importante, o clube vai realizar promoção exclusiva para os sócios na Arena da Baixada. Das 14h às 16h haverá uma caça ao tesouro, com vários brindes. Além disso, será lançada a ?Coleção Torcedor?, da Umbro, em comemoração aos 84 anos do clube.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo