Atlético Paranaense e Engenheiro Beltrão acabam de se enfrentar na Arena da Baixada, em Curitiba, pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Paranaense 2008, com público pagante de 10.930 pessoas. Em uma partida em que os dois times buscavam um resultado favorável para conquistar uma vaga na semi-final, as duas equipes entraram desfalcadas. O Furacão sem o voltante Alan Bahia, suspenso, que foi o autor dos gols das vitórias sobre o Iraty e o Paraná Clube. Em seu lugar, o técnico Ney Franco escalou Léo Medeiros, que estreou no rubro-negro na etapa final do clássico de quinta-feira (27). Já o Engenheiro Beltrão não contou com o atacante Eydison, também suspenso, que foi substituído por Tiaguinho. O Beltrão começou também com outra novidade: Neguetti na defesa.
Aos 18 minutos, Givanildo – do Engenheiro Beltrão – levou cartão vermelho do juíz Antônio Valdir dos Santos após simular uma lesão e reclamar da arbitragem. Cinco minutos depois, mais um cartão para o Engenheiro. Elton tomou um amarelo por reclamação.
Sem ligação do meio de campo com o ataque, o Furacão facilitou a marcação do Engenheiro Beltrão. O rubro-negro jogou errado com a disposição dos jogadores e não aproveitou o fato de estar com um jogador a mais em campo. A bola não chegava na grande área, mostrando a dificuldade do Atlético de atacar o Beltrão. O time se perdeu nas saídas de bola e o meio-campo estava disperso.
Os jogadores, do Beltrão, Safira e Tiaguinho – que empurrou Valencia – também receberam cartão amarelo.
Numa cobrança de falta, Netinho marcou para o Atlético e abriu o placar da partida aos 43 minutos. Lance que confirmou a bola parada como ponto forte do Furacão, que apresentou mais posse de bola do que o Engenheiro.
Com dois minutos de acréscimo, o primeiro tempo acabou aos 47 minutos.
Segundo tempo
O Furacão retornou sem modificações de jogadores, mas na forma de jogar, Antônio Carlos foi para o meio-campo com Léo Medeiros atuando na ala esquerda e Piauí na meia pela lateral-esquerda.
O segundo tempo começou com cartão. O rubro-negro Netinho fez falta, reclamou e levou cartão amarelo.
Com as mudanças do técnico Ney Franco, o Furacão começou sufocando o Engenheiro Beltrão e colocou o time adversário na defensiva. Aos seis minutos do segundo tempo, Marcelo Ramos marcou o segundo gol do Furacão. Recebeu de Netinho na entrada da grande área e acertou o canto direito do gol de Pontelli.
Se vê em campo, um Atlético sobrando e um Beltrão na defensiva, procurando não levar mais gols.
Aos 21 minutos, Antônio Carlos do Furacão cometeu falta e levou cartão amarelo. Saiu da partida aplaudido pela torcida e Zé Antônio entrou no seu lugar.
O técnico do Beltrão, Cláudio Piruá, também mexeu. Trocou o atacante Elton pelo também atacante Kanu para dar mais mobilidade ao ataque. Cleiton entrou no lugar do lateral direito Muriel, que correu a partida inteira e se mostrava cansado. Cláudio Piruá quis manter vivo o time do Engenheiro Beltrão.
O rubro-negro quase chegou ao terceiro gol com falta cobrada por Netinho, mas a bola bateu no lado de fora da rede.
Num jogo com muitos cartões, o jogador do Furacão Marcelo Ramos levou um amarelo após cometer falta. Valencia também fez falta levando cartão amarelo. Os dois saíram para as entradas de William e Rogerinho.
O Engenheiro Beltrão diminui a diferença com gol de Kanu, de cabeça, aos 33 minutos. Safira cobrou falta na área, Kanu e Neguetti subiram mais do que a defesa e o atacante marcou de costas para o gol.
Motivado pelo gol, o time do Beltrão mexeu de novo para tentar o empate nos últimos cinco minutos da reta final da partida. Tiaguinho saiu dando lugar para o também atacante Tita.
Mais cartão: Marcelo, do Beltrão, derrubou Léo Medeiros e ganhou amarelo.
Quatro minutos de acréscimo na etapa final. Lance perigoso para o goleiro Vinícius do Furacão. Safira cruzou, Neguetti furou, mas Vinícius pegou a bola.
O árbitro apitou e o fim do jogo na Arena tem o placar: Atlético 2 X 1 Engenheiro Beltrão. Resultado que deixa a equipe rubro-negra na liderança do grupo A com nove pontos.
Com a vitória do Paraná Clube de 2 X 1 em cima do Iraty, em Irati, o Paraná segue com também novos pontos no segundo lugar; seguido do Engenheiro Beltrão, na terceira posição, com sete pontos e o Iraty continua no último lugar do grupo com quatro pontos.