Foto: Valquir Aureliano |
O colombiano Ferreira é o curinga da equipe e diz que tanto faz jogar no meio ou no ataque. continua após a publicidade |
O mistério sobre a formação tática do Atlético para enfrentar o Flamengo, amanhã, no Maracanã, permanece até momentos antes da partida. A possibilidade de contar com Alex Mineiro e Ferreira dá ao técnico atleticano a opção de escalar seu time utilizando dois meias de ligação (4-4-2) ou continuar no esquema com três zagueiros (3-5-2). A indecisão, segundo Ney Franco, não tem nada a ver com o adversário, mas devido às alternativas que apareceram nesta reta final de competição. ?A dúvida é exclusivamente da parte tática do Atlético, nada de esconder jogo. Mas são detalhes que podem definir, principalmente nos 15 minutos iniciais da partida?, analisou o treinador.
O sistema 3-5-2 tem dado muito certo no Furacão, tanto que o time está há oito jogos sem perder. O sistema defensivo foi vazado apenas por três vezes e em jogos fora da Arena – nos empates com Corinthians (2 a 2) e Cruzeiro (1 a 1). O 4-4-2 tem sido utilizado no decorrer das partidas, como uma variação de esquema e também tem agradado muito e dado resultados.
Diferencial
Se a entrada de Alex Mineiro dá mais qualidade ao ataque, o diferencial do time é Ferreira. O colombiano é o curinga de Ney Franco, que o lançou jogando mais à frente, posicionamento em que fez gols e desequilibrou vários jogos em favor do Atlético. Entretanto, o camisa 11 também está acostumado a jogar no meio-campo, como fez em anos anteriores.
O baixinho afirma que está preparado para atuar em qualquer posição e que a decisão cabe ao treinador. ?Treinamos nas duas formas e ainda não sei como vou jogar. Vamos esperar como o professor vai armar a equipe?, afirmou. Para Ferreira, o confronto de rubro-negros no Maracanã é um jogo que todo atleta gostaria de participar. Ele acredita que será uma partida bem disputada, pois as duas equipes precisam da vitória para conquistar seus objetivos. O Flamengo luta por uma vaga à Libertadores. O Atlético à Sul-Americana. ?Jogar contra o Flamengo, em um estádio lotado, é muito bom. Esperamos que o Atlético possa fazer um bom jogo e vamos buscar um resultado que nos dê a tranqüilidade para a Sul-Americana?, explicou.
O Atlético ocupa a 10.ª colocação no campeonato. O Flamengo está em 3.º.
Ferreira e Alex são os mais cobiçados
Com o Brasileirão terminando, o mercado da bola começa a entrar em ebulição. E no Atlético não é diferente. Os dois principais jogadores rubro-negros na temporada, Alex Mineiro e Ferreira, estão sendo assediados por equipes nacionais e estrangeiras.
O colombiano despertou o interesse do Fluminense, que quer montar um superelenco para a disputa da Libertadores 2008, e também teve sondagens do mercado europeu. Ferreira ainda não se sente à vontade para falar sobre seu futuro. O jogador tem contrato com o Atlético até dezembro do próximo ano. Para ele, no momento, o importante é ajudar o Atlético a buscar uma vaga à Sul-Americana. ?Minha mente está voltada para os dois jogos que são muito importantes para o Atlético. Espero fazer o meu melhor contra Flamengo e São Paulo. Depois pensarei em 2008?, despistou.
Já Alex Mineiro é dado como reforço certo no Palmeiras pela imprensa paulista. Segundo o site da revista Placar, o atacante teria inclusive assinado um pré-contrato com o Verdão e estaria procurando apartamento em São Paulo. O jogador e o procurador dele, Marcelo Robalinho, têm dito que ainda não há nada certo sobre sua transferência para o futebol paulista e que de concreto há sondagens do futebol estrangeiro. Segundo eles, o futuro do artilheiro e ídolo da torcida atleticana será decidido apenas no final do Brasileirão.