Daniel Derevecki |
Reencontro de Ney Franco com o clube onde começou sua carreira. |
A CBF divulgou ontem a tabela do Brasileirão 2008. O Furacão faz sua estréia em maio contra o Ipatinga, em Minas Gerais, e termina sua participação na Arena, em dezembro, enfrentando o Flamengo. No 1.º turno, o Furacão fará dez partidas em casa e no returno poderá contar com o apoio de seu torcedor em apenas nove jogos. Por causa da grande legião de jogadores atleticanos emprestados a diversos clubes em todo o País, logo na 1.ª rodada, o Rubro-Negro enfrentará dois de seus atletas, o atacante Anderson Aquino e o lateral-esquerdo Beto. Aquino jogou 2007 pelo Sport e foi por empréstimo para o time mineiro. Já Beto faz sua segunda temporada no Ipatinga. Além deles, o confronto marcará o reencontro do técnico atleticano Ney Franco com o time mineiro. O Ipatinga foi o primeiro clube que Franco treinou como profissional e onde fez um ótimo trabalho, abrindo as portas para a ascensão em sua carreira.
O próximo Brasileirão também marca o reencontro de Atlético e Coritiba na divisão de elite do futebol nacional. O Atletiba acontecerá na 8.ª rodada, data ainda incerta (28 ou 29 de junho), quando outros dois clássicos regionais ocorrem – Grêmio x Internacional e Fluminense x Botafogo. Para o primeiro clássico paranaense na competição nacional, o Furacão leva uma desvantagem diante da programação da tabela. Antes de enfrentar o rival, o Rubro-Negro terá atuado duas vezes, em seguida, longe da Arena, contra Portuguesa e Grêmio. Mas joga em casa o primeiro duelo contra o maior rival.
Já o Coxa chega embalado para enfrentar o Furacão pois fará a sua terceira partida na seqüência em Curitiba. Antes do clássico encara o Vitória (BA) e Fluminense (RJ), no Estádio Couto Pereira. Entretanto, no returno a situação se inverte e a vantagem de não sair de Curitiba por três rodadas passa ao Atlético.
O último Atletiba aconteceu em 15 de outubro de 2005, no reduto Coxa. Vitória do Furacão por 2 a 1. Aliás, no 1.º turno daquele ano, o Atlético também venceu o Coxa por 1 a 0, na Arena da Baixada.
Desafios
Diferente da tabela deste ano, em 2008 o Atlético fará dez jogos em casa no 1.º turno e nove no returno. Assim, o time rubro-negro, que historicamente faz a segunda metade do Brasileirão melhor que a primeira, terá que se acertar já no início da competição para contar com o apoio do torcedor, que neste ano foi fundamental.
Em 2007, dos noves jogos na Arena disputados no turno e com ingressos custando R$ 30 e R$ 60, o Atlético teve um aproveitamento fraco (48%) com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. No returno, com o incentivo do público e ingresso pela metade do preço, o Furacão soprou forte e não perdeu nenhuma partida em casa. Dos dez jogos foram oito vitórias e dois empates. Aproveitamento de 86,6%.