O primeiro confronto para o Atlético na Copa Sul-Americana já tem data e local definidos. O Furacão enfrenta o São Paulo, na Arena, em 12 de agosto, às 20h30. O jogo de volta acontecerá dia 27. Pela tabela divulgada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), caso consiga passar pela fase regional, o Rubro-Negro enfrentará nas oitavas-de-final o vencedor de Aragua (Venezuela) e Chivas Guadalajara (México). O time mexicano foi o adversário do Atlético na semifinal da Copa Libertadores em 2005, na qual o time paranaense seguiu adiante: vitória na Arena (3 a 0) e empate em Guadalajara (2 a 2).
Conforme o calendário da Sul-Americana, a fase preliminar será disputada entre 30 de julho e 17 de setembro. As oitavas-de-final em 24 de setembro e 1.º de outubro; quartas-de-final em 22 de outubro e 5 de novembro; semifinal em 12 e 19 de novembro e final em 26 de novembro e 3 de dezembro.
Neste ano há algumas inovações. Os times mexicanos vão disputar a 1.ª fase da competição e nos jogos da final, caso haja igualdade em pontos e saldo após os dois jogos, haverá prorrogação e pênaltis, assim como acontece na Libertadores. Até 2007, na decisão da Sul-Americana o gol fora de casa era levado em consideração.
Outra novidade é a possibilidade de alterar a lista de jogadores inscritos ao término de cada fase e não somente antes da semifinal. Três jogadores podem ser trocados na lista.
River Plate e Boca Juniors, que são times convidados da Conmebol, têm regalias e entram na disputa já nas oitavas-de-final.