O Vasco da Gama será o primeiro adversário do Atlético na Copa Sul-Americana. O sorteio que definiu o adversário do Furacão foi realizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na manhã de ontem, no Hotel Intercontinental de Buenos Aires, na Argentina. O clube paranaense está incluso no chamado Grupo Brasil 1.
A Confederação seguiu a mesma determinação do ano passado, na qual equipes nacionais devem se enfrentar na 1.ª fase devido ao grande número de vagas despendidas ao Brasil nessa competição. O primeiro confronto será na Arena e o Atlético decidirá a sua permanência na competição no Rio de Janeiro, provavelmente em São Januário. As datas ainda não foram definidas, mas a competição internacional começa em 31 de julho. Caso consiga classificar-se às oitavas-de final, o próximo adversário do Furacão será um clube argentino.
Indagado se o Vasco é um bom adversário para o início da Sul-Americana, o técnico Vadão esquivou-se e preferiu falar sobre sua equipe. Afirmou que o Rubro-Negro tem experiência em competições desse tipo (mata-mata) e citou a Copa do Brasil deste ano como um aprendizado, já que a equipe teve que reverter resultados difíceis. Destacou também que, no ano passado, o time teve um comportamento muito bom na Sul-Americana e que, por pouco, não disputou as finais da competição.
O Vasco é um time tarimbado internacionalmente. Já foi campeão da Copa Libertadores em 1998, campeão da Copa Mercosul em 2000 e campeão do Sul-Americano de Clubes Campeões em 1948.
Vantajosa
A Copa Sul-Americana vem ganhando importância para os times brasileiros nos últimos anos, mas ainda não ganhou status de Copa Libertadores, o ?sonho de consumo? de qualquer equipe nacional.
Entretanto, a partir dessa edição, a Sul-Americana pode tornar-se altamente vantajosa para quem disputá-la. A premiação foi estipulada em US$ 1 milhão e, de acordo com o secretário-geral da Conmebol, Eduardo Deluca, está sendo estudada a possibilidade do campeão da Sul-Americana ganhar uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa, que é disputado no Japão.
A informação foi dada por Deluca ao presidente do Conselho Gestor do Atlético, João Augusto Fleury, durante a reunião da Conmebol, em Buenos Aires. Essa inclusão aconteceria somente a partir do Mundial de 2008.
Moral em alta e 100% de aproveitamento
Após duas vitórias consecutivas e de ter alcançado 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, o elenco atleticano está com a moral alta e tem mais tranqüilidade para trabalhar. O próximo adversário é o Santos, que, se prosseguir na Copa Libertadores da América (hoje à noite enfrenta o América do México), poderá vir para Curitiba com uma equipe mista. Entretanto, isso não é motivo de comemoração e a partida é encarada com muita seriedade pelo elenco rubro-negro. ?Independente de ser time reserva é o Santos que vem. Esperamos fazer 100% (de aproveitamento) na Arena com mais uma vitória?, afirmou o capitão e zagueiro Danilo. Na mesma linha de pensamento segue o volante Alan Bahia, que destacou a qualidade de todo o elenco santista e falou da necessidade de atenção por parte do Atlético para obter os três pontos.
Caso o time do Peixe venha com a equipe reserva, Danilo acredita que o Atlético terá dificuldades diante do adversário que perdeu seus jogos nas duas primeiras rodadas do Brasileirão e necessita de uma vitória para se estabilizar. ?Para o Atlético é uma grande chance de abrir nove pontos de uma equipe (Santos) que vai brigar pelo título?, ressalta.
Em vez de coletivo, amistoso
A equipe titular do Atlético atuará por pelo menos 45 minutos no jogo festivo de despedida do atacante Paulo Rink, amanhã, na Arena da Baixada. Para Vadão, essa atividade não prejudicará o trabalho que está sendo desenvolvido para o jogo contra o Santos, no próximo domingo. Em vez de realizar um coletivo, os jogadores disputarão um amistoso à noite. ?Provavelmente utilizaremos duas equipes e os 45 minutos que a equipe titular atuar, tem que atuar bem, pensando sempre em melhorar.
Tem que levar a sério, em termos de posicionamento?, explicou.
O amistoso também servirá para avaliar o desempenho dos jogadores recém-contratados pelo Rubro-Negro. O meia-atacante Tiago, ex-Paranavaí, é uma das presenças certas na partida. O meia Edno, que também atua como lateral-esquerdo, já se recuperou da contusão e está treinando com bola, junto à equipe reserva, sob comando de Gersinho. Caso tenha condições de jogo também pode vestir a camisa atleticana no amistoso. O colombiano Valencia, no entanto, ainda não apresenta condições de jogo.
A partida de despedida de Paulo Rink está marcada para as 19h40 de amanhã e os ingressos estão sendo vendidos na Arena pelo preço único de R$ 15.