Na briga pela fuga dos últimos lugares do campeonato brasileiro, o Atlético estréia hoje o seu novo treinador.
Depois de Antônio Lopes ter migrado para o Corinthians, o Furacão trouxe do Rio de Janeiro o experiente Evaristo de Macedo para livrar a equipe do perigo do rebaixamento. O primeiro confronto será contra o Flamengo, onde o técnico brilhou quando jogava nos anos 50s. A partida está programada para as 18h10 e os paranaenses não poderão contar com o goleiro Diego, machucado.
Após a derrota para o Figueirense, o Delegado se despediu do Atlético e anunciou a ida para o Corinthians. Dois dias depois, aos 72 anos, Evaristo foi confirmado como novo comandante e já iniciou o trabalho. De estilo clássico e conciliador, ao contrário do exigente predecessor, o novo treinador manteve a base que vinha atuando nos primeiros treinamentos. A única novidade durante os coletivos foi a presença de Aloísio no lugar de Dênis Marques, que bateu o carro, chegou atrasado ao treino de quinta-feira e perdeu o lugar no time.
Já estava tudo certo e Evaristo até anunciou o time. "Se não ocorrer nada, o time é este que treinou", falou. O problema é que ocorreu. Durante o recreativo de ontem no CT do Caju, o goleiro Diego acabou fraturando o dedo anular da mão direita e ficará afastado de três a quatro semanas dos gramados. A contusão do arqueiro acontece no momento em que ele vinha sendo muito criticado por setores da imprensa e da torcida.
Sem Diego, o substituto imediato passa a ser Tiago Cardoso, que já atuou vários jogos este ano, quando o arqueiro titular se machucou num acidente doméstico com a filha – segundo a versão oficial. Para a reserva foi chamado Vinícius, o terceiro goleiro. No mais, a presença mais aguardada será a do atacante Dagoberto. Recuperado de distensões seguidas em dois meses e meio, ele sentará no banco e deverá atuar na segunda etapa contra os cariocas.
A presença de jogadores retornando será fundamental para o Atlético contra o Flamengo. Com 33 pontos, contra 31 do adversário de hoje, o time da Baixada está muito próximo da zona do rebaixamento e precisa da vitória para se afastar da queda para a segunda divisão e ainda tentar alguma coisa no campeonato brasileiro, como uma vaga à Copa Sul-americana. Depois dos cariocas, o próximo compromisso será o Fortaleza, quarta-feira, no Castelão.
Flamengo busca vitória para fugir do rebaixamento
Rio (AE) – O técnico Andrade não está com a corda no pescoço, mas sua situação no Flamengo está longe de ser confortável. Ele já teve seu trabalho questionado no clube, mas a diretoria, por enquanto, lhe garante o emprego. Mais do que ninguém, Andrade sabe que o elenco rubro-negro é limitado tecnicamente, mas confia no poder de superação de todos para derrotar o Atlético.
A possibilidade de o Flamengo retornar à zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, caso tropece em Curitiba, deixou o treinador tenso durante a semana. Como sempre pautou sua carreira de jogador com disciplina e dedicação, Andrade não aceita outra postura do elenco. Sua impaciência com alguns atletas tornou-se pública, gerando em contrapartida insatisfação no grupo.
Antes de se reunir com o elenco para colocar ordem na casa, Andrade mandou um recado, sem meias palavras, aos descontentes: "Aquele que não estiver com vontade de trabalhar, acima do peso ou chegando atrasado não vai seguir comigo. Quem deveria estar chateado sou eu", declarou o treinador, que ameaça deixar o cargo se achar que perdeu o controle da situação. "Entrego meu cargo na hora".
Andrade, porém, não quer desviar a atenção do assunto que considera o mais importante: superar o Atlético, na Arena da Baixada. "Quem é rubro-negro está pensando somente no jogo, em pontuar". Para isso, ele escalou um ataque veloz a fim de tentar surpreender a zaga adversária: Josafá e Fábio Júnior. "Não posso deixar essa oportunidade passar em branco", ressaltou Fábio Júnior, elogiado por Andrade na derrota para o Corinthians, por 3 a 1, na última rodada.
Na zaga, o destaque fica por conta do retorno de Júnior Baiano, que atuará ao lado de Renato Silva. "Ele é bom na jogada aérea, experiente e tomara que nos ajude", disse Andrade.
CAMPEONATO BRASILEIRO
ATLÉTICO x FLAMENGO
Atlético: Tiago Cardoso; Jancarlos, Paulo André, Danilo e Marcão; André Conceição, Cristian, Evandro e Ferreira; Aloísio e Finazzi. Técnico: Evaristo de Macedo
Flamengo: Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Júnior Baiano e André; Fabiano, Jônatas, Renato e Fellype Gabriel; Fábio Júnior e Josafá. Técnico: Andrade
Súmula
Local: Joaquim Américo
Horário: 18h10
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério e Evandro Luís Silveira (SP)