O futebol ficou longe do que a torcida quer ver, mas o Atlético conquistou uma importante vitória na largada do Brasileirão. Contra o Ipatinga, em Minas Gerais, o Furacão fez o mínimo necessário para vencer por 1 a 0. Léo Medeiros, de cabeça, marcou o gol que garantiu a conquista de três pontos longe de casa.
Os já manjados problemas do Rubro-Negro voltaram a aparecer no Ipatingão. Após sair na frente logo a três minutos de jogo, o time recuou e sofreu com a pressão do adversário. O meio-campo desapareceu mais uma vez e Marcelo Ramos ficou isolado no ataque, sem receber uma bola sequer.
Quem levou o crédito pelo bom resultado foi a defesa, que se consolida cada vez mais como o ponto forte da equipe. Mesmo com a saída de Antônio Carlos, que torceu o tornozelo no final do primeiro tempo. Fahel entrou em seu lugar e teve uma boa atuação em sua estréia com a camisa rubro-negra.
A competência nas jogadas de bola parada e uma distração do Ipatinga garantiram a vitória atleticana. Logo a três minutos, Netinho aproveitou uma falta pela esquerda e fez um cruzamento perfeito para Léo Medeiros. Livre no segundo pau, o ala-esquerdo teve que se abaixar para meter a cabeça na bola e mandar para a rede.
Parecia o prenúncio de uma grande atuação, mas o Furacão parou por aí. Após o gol, o time recuou e, com o meio-campo entregue à marcação, teve que apelar para os chutões para tentar sair da defesa. Tática que, é claro, não deu resultado e chamou o Ipatinga para cima da retaguarda paranaense.
Sorte que o time mineiro, totalmente reformulado após o rebaixamento para a segunda divisão estadual, não tinha qualidade para superar a boa zaga atleticana. Com tudo fechado, por cima ou por baixo, o jeito foi arriscar nos chutes de longe, com o meia Marcelo Costa, que por duas vezes assustou o goleiro Vinícius.
No primeiro tempo, o Atlético ainda conseguiu chegar com perigo duas vezes. Primeiro, em boa jogada de Netinho, que a zaga cortou antes que chegasse a Marcelo Ramos. Depois, numa cabeçada de Rhodolfo, aproveitando escanteio cobrado por Nei. Mas na segunda etapa, o time sucumbiu de vez à pressão dos donos da casa e por pouco não sofreu o gol de empate.
Mesmo sem objetividade, o Ipatinga conseguiu colocar três bolas na trave, com Mariano, Marcelo Costa e Edimar. William também acertou o pé em cobrança de falta e obrigou Vinícius a fazer boa defesa.
O Atlético só conseguiu voltar ao jogo quando o técnico Ney Franco colocou o meia Kaio e o atacante Wallyson, nos lugares de Netinho e Willian. Mesmo assim, o time só acertou uma jogada, que terminou com Marcelo Ramos mandando para a rede, em posição de impedimento.
Mas foi o suficiente para o Furacão largar com o pé direito e conquistar três pontos fora de casa. No próximo domingo, o Rubro-Negro volta à Baixada, para encarar uma parada muito mais difícil: o São Paulo, atual bicampeão brasileiro.
BRASILEIRÃO 2008
1.ª rodada
IPATINGA 0 x 1 ATLÉTICO
Ipatinga – Fred; Mariano, Renato, Gian e Edimar (Márcio Gabriel – 23? 2.º); Jackson, Augusto Recife, Marcelo Costa e William (Rodriguinho – 28? 2.º); Neto Baiano e Ricardinho (Ely Thadeu – 17? 2.º). Técnico: Giba.
Atlético – Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos (Fahel – 43? 1.º) e Danilo; Nei, Valencia, Alan Bahia, Netinho (Wallyson – 26? 2.º) e Léo Medeiros; Willian (Kaio – 23? 2.º) e Marcelo Ramos. Técnico: Ney Franco.
Gol: Léo Medeiros, aos 3? do primeiro tempo
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC)
Cartões amarelos: Jackson (I), Antônio Carlos, Danilo, Nei, Valencia, Alan Bahia e Léo Medeiros (A)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Público e renda: não divulgados
